Mulheres e Sapatos de Salto Alto

Meninas! Sapatos! Fiz uma breve pesquisa sobre os prós e contra de nossa paixão: os sapatos! Antes de conferir abaixo, assista a um vídeo para descontrair! (Hehehe)

Pró:

  • O fator estético, os saltos altos deixam a mulher muito mais elegante.
  • Segundo pesquisa desenvolvida pelo cirurgião vascular João Potério Filho, o salto alto beneficia a circulação. A tese foi comprovada graças a um novo exame para medir pressão das veias das pernas. Através do exame – feito com mulheres usando saltos de 7 cm e 10 cm – foi constatado que o uso de salto alto diminui a pressão nas veias, o que provoca uma melhor circulação do sangue. Resultado: além de deixar suas pernas mais poderosas, o salto alto impede que elas fiquem inchadas.

Ortopedistas explicam que os calçados de salto alto devem ser usados apenas em ocasiões especiais.

Contra:

  • O uso contínuo do salto alto compromete os tendões e ligamentos da perna.
  • O salto alto faz com que todo o peso do corpo seja jogado para a parte da frente dos pés, o que causa danos à região e eleva a pressão exercida pelo calçado.
  • A mudança do eixo de gravidade, onde falta a base de apoio, muda a angulação do cérvix do fêmur, que tende a pressionar a cartilagem articular do acetábulo, e com o tempo causa deformidades e artrose dos ossos do quadril, ocorrendo um maior descontrole postural, desequilíbrio, e mudanças na marcha, podendo ocorrer quedas repetidas.
  • Na coluna, ocorre prejuísos, como a hiper lordose lombar e cervical, compressão dos discos intervertebrais, compressão de vasos e nervos adjacentes aos discos, protusão, ou retração discal, (dependendo do esquema corporal da mulher), hérnia de disco, limitação de movimentos e dores fortes nas costas.
  • Numa pesquisa com um grupo de usuárias frequentes de salto alto, os pesquisadores britânicos afirmaram que usar sapato de salto alto “encolhe” em 13% fibras musculares da panturrilha.
  • Mulheres disseram ter usado, no passado, saltos altos, sandálias e chinelos, apresentaram dores na parte de trás do pé, no tornozelo e no tendão de aquiles.

Segundo um estudo, os homens fazem escolhas de sapatos muito melhores que as mulheres: menos de 2% usavam sapatos ruins para seus pés, contra mais de 60% de mulheres com escolhas ruins. Na hora de comprar um sapato novo devemos levar em conta as seguintes dicas:

  • Não escolha o sapato pelo tamanho informado na sola.
  • Priorize o conforto e o equilíbrio que o salto proporciona.
  • Faça a compra no fim da tarde e à noite, quando seus pés estão mais largos.
  • Não compre um sapato desconfortável, só porque ele é bonito.
  • Não compre um sapato de material duro.
  • Uma boa forma de avaliar se um calçado vai ficar confortável é, ao calçá-lo, verificar se sobram de 0,5 a 1,3 cm entre o dedo maior e o final do sapato, nem largo, nem apertado: é preciso que o sapato esteja confortável na loja.
  • Passar algum tempo com calçados sem salto e fazer alongamento ajuda a combater o efeito, segundo especialistas. Uma dica útil para usuárias de salto alto é ficar na ponta dos pés sobre um degrau e, usando um corrimão para equilíbrio, abaixar o salto o máximo que puder antes de elevá-lo novamente.
  • Intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos, para não acostumar a musculatura com um tipo específico de salto, porque se isso acontecer, cada vez que mudar a altura, a pessoa sentirá dor.
  • Segundo um estudo realizado pela Unifesp, o salto mais recomendado para uso diário tem até 4 cm, o formato ideal dos calçados deve ser largo nos dedos e de preferência com bico quadrado. Quadrado também pode ser o salto, pois esse formato garante mais estabilidade.

Cuide-se!

About these ads
Etiquetado ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 422 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: