Complexo de Cinderela

O conto de fadas Cinderela é um dos mais populares do mundo. Há registro desse conto no século IX, na China, mas a versão mais difundida é a feita pelos Irmãos Grimm. E pra quem não lembra clique no link abaixo para ler a versão dos Irmãos Grimm:

Cinderela (Adaptação do conto dos Irmãos Grimm)

Qual menina não já ouviu e sonhou com essa história? O problema é levar esse conto de fadas sério demais. O “Complexo de Cinderela” é um termo criado pela psicóloga norte-americana Colette Dowling para o comportamento de mulheres que têm como grande sonho encontrar seu príncipe encantado, se casar e assim finalmente serem felizes – como no conto de fadas. Literários interpretam a história como o desejo que as pessoas tem de serem reconhecidas como especiais e de ascensão social. Psicólogos alertam para a dependência emocional da mulher e a realização com o casamento. A felicidade para uma mulher que tem o Complexo de Cinderela só é concretizado quando encontra o homem e o casamento perfeitos.

Eu não quero ser pessimista e dizer que não existe homem perfeito – porque existe sim! Eu conheço o homem perfeito. O nome dele é Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, Deus de Amor e Poder. Em se tratando de casamento carnal um homem cheio de Amor, reflete bem Jesus e caminha para a perfeição. O ideal é a garota manter-se fiel a Deus e seguir o propósito d’Ele para a sua vida.

Entretanto, o anseio de querer sentir-se superior às pessoas, de sentir-se humilhado por ser pobre, devem ser reavaliados segundo os princípios bíblicos. Os dois principais mandamentos: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo contrariam esses desejos. A caminhada cristã contraria o sentido horizontal do mundo. Caminhamos em sentido vertical! Para Deus! E se temos que ter sonhos, que sejam os de Deus; se temos que casar, que seja para Deus; se temos que viver dependentes, que seja de Deus; se temos que ganhar dinheiro, que seja de maneira honesta e voluntariosa, para agradar a Deus; e se tivermos algum complexo na vida, que peçamos a Deus, o nosso Pastor Amado, para nos guiar pelo bom e reto caminho!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s