Memória Espiritual

brain_contents_w1

Esses dias estava ouvindo Thalles, e uma de suas músicas me inspirou escrever esse post.

♪ “Deeeeeeeeus me amaaaa…” ♫

Fiquei detida no verso que diz:

“Sem o Seu amor, sem o Seu perdão, o que seria de mim?”

Fiquei pensando o que seria de mim SEM Deus, SEM amor, SEM perdão, SEM memória espiritual. Eu pensei desse modo porque ouço falar de Deus desde que me entendo por gente, do seu amor, seu perdão e posso dizer que hoje O conheço. Mas, a realidade é que existem pessoas nesse mundo que nunca ouviram nem conhecem a Deus, não sabem o que é amor, muito menos perdão. Vivem na amnésia espiritual.

Antes de explicar o que é isso, deixe-me descrever a amnésia segundo o dicionário.

Etimologicamente, amnésia tem origem no grego amnísia, a significa negação, –mnéme significa memória, os sufixos –sis que possui valor de ação e –ia de qualidade. É isso, amnésia significa “sem memória”.

A amnésia é desencadeada por diferentes fatores, resultado de lesão no hipocampo, a principal sede da memória. Há dois tipos de amnésia neurológica:

A amnésia anterógrada é a perda de memória para eventos que ocorrem posteriormente ao acometimento da doença, ou seja, é a deficiência em formar novas memórias. O melhor exemplo da amnésia anterógrada é a Dori, de “Procurando Nemo”.

A amnésia retrógrada ocorre o inverso da amnésia anterógrada, porque a pessoa consegue se lembrar de eventos posteriores ao trauma, mas não consegue se lembrar de eventos anteriores a doença (trauma).

A que vou referir aqui, metaforicamente, é a amnésia neurológica retrógrada e anterógrada, na visão espiritual.

Deixe-me refrescar sua memória! O primeiro casal, Adão e Eva, estão passeando no Jardim do Éden, esperando a hora de conversarem com Deus. Eles recebem instruções, mas as desobedecem e recebem graves consequências. Dentre elas a pior de todas: a quebra do relacionamento com Deus. Essa quebra de relacionamento é o que chamo de amnésia espiritual. Nós, seres espirituais criados a imagem e semelhança de Deus, esquecemo-nos de nossa origem e vivemos como se nunca tivéssemos memória espiritual: amnésia retrógrada.

É por isso que chamamos essa desobediência de pecado! O Criador ficou pesaroso com o homem vivendo com a amnésia espiritual causada pelo pecado, pois ela também levara o homem à amnésia total: a morte. Ele como Deus, sabia como curar e salvar a humanidade. Somente um homem sem pecado, com a memória em 100%, inocente, poderia restaurar a memória humana e restaurar o relacionamento Criador X criação. O único apto não era da Terra, foi enviado à Terra: o próprio Filho de Deus!

Nos quatro Evangelhos, Jesus, o Filho de Deus, descreve seu Pai, descreve o Reino de Deus, ativando a memória espiritual dos mortais. Ele morre, mas ressuscita e vence a morte, a maior separação entre nós e Deus.

Quem acredita que Jesus é o único que pode nos levar a Deus e confessar que Ele tem todo o poder para ser o Senhor e Salvador de sua vida tem a memória reabilitada.

♫ “Deus me amou tanto que entregou Seu filho

Para morrer em meu lugar” ♪

Jesus na Terra é comparado com a Luz: a sabedoria, a verdade, a memória de Deus – em meio às Trevas: os homens em amnésia vivendo no mundo à sua maneira, separados de Deus. Ao percebermos a Luz, toda a nossa memória espiritual é ativada!

Acontece que há muitas pessoas em trevas, há então uma luta dos que não tem luz para que não haja luz. Por que, se a luz é boa? Porque a Luz mostra a condição precária de quem vive em trevas. Para os que viram a Luz, mas não a perceberam, pode ocorrer a amnésia anterógrada. A pessoa tem amnésia, mas sua memória foi ativada, entretanto deseja continuar vivendo à sua maneira. Frequentemente esquece quem é seu Criador e enfrenta sérios problemas por causa disso.

“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!”

Lamentações 3:21-23

Pense nisso!

Referências:
<http://pt.wikipedia.org/wiki/Amn%C3%A9sia>
<http://etimologias.dechile.net/?amnesia>
<http://letras.mus.br/thalles-roberto/1575463/>
Anúncios

1 comentário

  1. Rute · fevereiro 27, 2013

    Excelente! A verdade descrita com muita precisão e unção. Glória a Deus por tudo que tem feito por nós.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s