Mulheres da Bíblia: As Filhas de Salum

Este conto está baseado no livro de Neemias, especificamente no versículo 12, do 3º capítulo:
“Salum, filho de Haloés, governador da outra metade do distrito de Jerusalém, fez os reparos do trecho seguinte com a ajuda de suas filhas.” Neemias 3:12
Trata-se de um fanfic gospel. Boa leitura!

As Filhas de Salum

Salum estava rodeado com sua família à mesa após o jantar. Eles celebravam a possibilidade de ver os muros de Jerusalém reconstruídos:

— Hoje tenho para vocês a mesma história e uma nova história.

— Amamos ouvir suas histórias, papai. – Falou Itiyah impetuosa como sempre.

— Yaweh tem concedido muitos presentes a mim. – Continuou ele – Minha querida esposa, minha riqueza, meu bem precioso e meu suporte todos esses anos. – Ele segura sua mão, ela reclina levemente a cabeça – Após dois anos de casados sem um sinal sequer de gravidez Yaweh nos alegra com nossa primeira filha, Leora.

Leora abre seu melhor sorriso.

— Quando a olhamos pela primeira vez nossos olhos estavam iluminados e marejados de lágrimas, é verdade. Leora, querida filha, sua vida ilumina nossas vidas. – Virando-se para sua segunda filha Salum continua – E você querida Afra, surgiu em nossas vidas na mesma velocidade que uma corça foge de seu caçador. Em tudo se desenvolveu mais rápido que todos nós juntos.

— Ora, papai! Yaweh quem colocou asas em meus pés.

Eles riram.

— Com essa sabedoria você vai tão longe quanto ela te impulsionar, Afra. – Olhando para o lado oposto da mesa ele fala carinhosamente à sua terceira filha – Minha filha, Chaya, tão sossegada quanto minha vida poderia ser. Você nos lembra de como podemos atingir a perfeição um passo por vez.

E como sempre ao virar-se para sua última filha Salum sua voz embargava um pouco, mas o sorriso estampado no rosto expressava sua alegria autêntica.

— Itiyah, Yaweh sempre esteve contigo. Vossa querida mãe teve dificuldades desde a sua gestação, o parto foi traumático, felizmente Yaweh deu forças para ambas resistirem.

Após limpar os olhos Salum finaliza seu discurso:

— Yaweh tem me retribuído muito mais do que fiz a Ele. O grande Aba me concedeu uma capacidade para construções que tenho aperfeiçoado com cuidado e muito trabalho. Neemias, filho de Hacalias, juntamente com os príncipes de Judá designaram a mim como o responsável pela construção dos muros a oeste de Jerusalém. Cada homem sob meu comando reuniu seus filhos para cooperarem. Eles estão dispostos e eu tenho visto a mão poderosa de Yaweh a nosso favor.

— Mas, papai… – Itiyah interrompeu – Não podemos ajudar? Estamos sempre juntas em seu trabalho, com um pouco de determinação podemos levantar uma parte do muro.

Salum deu uma boa gargalhada, mas não por desconsiderar a proposta de sua filha, na verdade ele se sentia honrado de, na ausência de filhos homens, poder contar com a boa vontade de suas filhas.

— Quantas toneladas de pedra consegue carregar, querida Itiyah?

Leora interviu:

— Podemos contratar ajudantes, mas estamos no mesmo empenho dos demais filhos de Jerusalém!

Salum vira para suas outras filhas:

— E vocês duas estão de acordo?

Afra e Chaya concordaram com a cabeça.

No dia seguinte a movimentação em Jerusalém recomeça. Nada os abatia. Nem a falta de apoio dos príncipes de Tecoa rejeitando a liderança dos responsáveis pela construção Salum e Refaías, filho de Hur. Nem as constantes ameaças de Sambalate, Tobias e seu motim armado.

O dia era corrido, a mãe preparava as refeições e as quatro se organizavam de maneira a não sobrecarregar umas as outras e principalmente a seu pai.

Leora com sua praticidade tinha ideias, à primeira vista, mirabolantes, mas que adiantavam a dinâmica da obra.

Afra estabelecia um cronograma com o passo-a-passo dos ensinos de seu pai, organizando e distribuindo ordens aos empregados.

Chaya, perfeccionista como era, se esmerava em verificar o alinhamento do muro e em evitar desperdícios.

Itiyah, muito dinâmica, incentivava com vivacidade a todos, oferecia sempre um copo de refresco quando o sol estava a pino e também servia a todos como uma anfitriã na hora de comer.

À noite mesmo cansadas abriam seus corações na privacidade do quarto. Afra sempre iniciava a conversa com seus comentários filosóficos:

— “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.”

— Uh! Provérbio do rei Salomão. – Leora se interessa.

E Afra continua:

— Não importa o quão grande seja o trabalho de manter o espírito contido, é melhor que ser humilhado com a devastação total da honra.

— Você está dizendo isso por causa do estado da cidade ou de nós mesmas? – Intervém Itiyah.

— Tudo. É um contexto só.

— Felizmente a nossa sorte está mudando. O templo foi restaurado. E nossa comunhão com Yaweh também.

Chaya a mais calada sussurrou:

— Eu tenho medo da guerra.

Itiyah afoita a encoraja:

— Chaya! Você não ouviu como oramos, junto com Neemias, para Yaweh nos livrar? Não viu a guarda de HOMENS que eles puseram?

— Eu só não quero que tenha guerra. Nosso pai teria de ir e dessa vez não poderíamos acompanhá-lo.

— Bom, em breve lhe daremos genros…

Elas abafaram uma gargalhada. Afra conclui o seu discurso:

— Há alguns inimigos que querem abalar, rachar e destruir a proteção de nosso relacionamento com Yaweh. Num combate entre: inimigos versus Yaweh, sabemos quem é mais forte.

— Vigilância! – Arrematou Leora.

Depois de um momento de silêncio, Itiyah fala com os olhos vidrados:

— Amanhã eu vou usar minha aljava e arco.

As garotas riram.

À medida que a construção da muralha continuava, a restauração no coração de cada uma delas também avançada. Ao expor seus temores, dúvidas, anseios diante Daquele que tudo via e sabia, elas aprendiam que a vida estaria em construção contínua.

3 comentários

  1. Ena Caren · outubro 29, 2014

    Que linda história, minha irmã! Que o Senhor Deus, nosso Yaweh continue te inspirando! 😀 😀

    Curtir

  2. Rute · novembro 1, 2014

    Fui transportada para Jerusalém com sua história, amada!A gente fica querendo mais…

    Curtir

Deixe um comentário

