O Presente do Profeta

O presente do Profeta

“O amor…

não busca os seus próprios interesses […].” 1 Coríntios 13:5

A Bíblia conta, em 2 Reis 5, a história de como Naamã, chefe do exército da Síria, foi curado da lepra pela palavra do profeta Eliseu. Naamã oferece presentes a Eliseu que os rejeita. Aqui Geazi, o servo do profeta, ganha destaque como um exemplo negativo. Geazi, servo do profeta Elizeu, comete o grave pecado de pedir a Naamã alguns dos presentes e escondê-los. Quando Geazi volta a Elizeu, Elizeu diz:

“Eliseu porém, lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Era esta ocasião para receberes prata e roupa, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve.” 2 Reis 5:26 e 27

Geazi requereu uma recompensa natural para uma obra sobrenatural/espiritual. Não podemos medir o impacto negativo dessa ação na Síria. Já pensou se Naamã chegasse em seu país e dissesse: “Sim, foi de graça!”?  No entanto, pouco tempo depois a Síria entrou novamente em guerra contra Israel.

Há quem afirme – erroneamente – que Geazi foi curado da lepra. Eles associam Geazi com um dos quatro leprosos, descrito em 2 Reis7:3,  que estavam à entrada da porta da cidade de Samaria a qual tinha sido cercada pelos sírios. Aqueles leprosos e Geazi anunciaram as boas novas da retirada dos sírios e Geazi teria sido perdoado recebendo a cura.

Sobre a questão do leproso Números 5:2 diz: “Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto.” Os leprosos declarados imundos deveriam ficar fora da cidade.

Agora vamos à Lei sobre a lepra, em alguns casos os leprosos eram considerados imundos e em outros limpos. No caso de Geazi a lepra o deixou completamente branco igual a neve. Em Levítico 13:12 e 13 diz que:

“E, se a lepra se espalhar de todo na pele, e a lepra cobrir toda a pele do que tem a praga, desde a sua cabeça até aos seus pés, quanto podem ver os olhos do sacerdote, Então o sacerdote examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne, então declarará o que tem a praga por limpo; todo se tornou branco; limpo está.”

Entendo que Geazi estava leproso, mas foi declarado limpo. Portanto, poderia morar dentro da cidade, poderia conviver com as pessoas, formar família, se apresentar diante do rei, como fez mais tarde ao prestar informações ao rei sobre a propriedade da sunamita (2 Reis 8). O próprio Jesus afirmou:

Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado: somente Naamã, o sírio”. Lucas 4:27

Geazi não foi curado. A punição de Geazi foi permanente e se estendeu à sua descendência. A severidade da maldição aponta também à gravidade de se transpassar a palavra do seu senhor Eliseu. Em Números 12 Miriam fica leprosa por 7 dias – a lepra era diferente da lepra de Geazi, mas os motivos de terem ficado leprosos semelhantes: em ambos casos eles se rebelam ao líder instituído por Deus.

Algumas pessoas consideram um profeta como alguém superior ou mais digna que outrem, por isso sentem-se no dever de prestar honrarias. E há profetas que aceitam as honrarias porque não conseguem entender o elevado pensamento de Deus e permanecem alienadas na ideologia distorcida do sistema. Incautas, chamaria o Pr. Leonard Ravenhill às pessoas que se submetem a essa perigosa escolha. Um profeta ou um porta-voz de Deus deve estar completamente isento de avareza e frivolidades que chamem atenção para si mesmo. Antes, deve presentear ao Rei a pureza de um coração disposto a suportar tudo, então pode ser considerado apto para transmitir a Palavra de Deus.

Em I Samuel 12 podemos ler o discurso do profeta e líder Samuel declarando que ele não aceitava presentes. O ato de ganhar um boi, defraudar, oprimir e subornar estão inclusos na mesma categoria de pecado. Ele havia acabado de apresentar o rei que o povo pedira, e ao rei – sim – ofereceram presentes.

O profeta fiel recebe seu salário do próprio Deus, é pela graça e segundo a medida da fé (Rm12:6). Chamo de verdadeiro tesouro aquilo que o dinheiro não compra e somente Deus pode dar:

  • A presença de Deus;
  • A sensibilidade de ouvir Sua voz;
  • O entendimento de Seus propósitos;
  • A paz de espírito ao seguir o Caminho, contrário ao sistema;
  • Almas salvas da destruição;
  • E o maior presente de todos: a preservação e salvação de sua própria alma.

Contudo, sua visão não está no que pode receber, ele ama as pessoas assim como Deus e quer levá-las a Ele. Agradar a Deus é seu maior contentamento. E mesmo que passe por testes difíceis e a caminhada seja dura ele sabe que toda tribulação é leve e momentânea e que um dia verá a Deus sentado no majestoso trono de glória, iluminando a todos com sua luz.

Anúncios

2 comentários

  1. Anne Magali · janeiro 8, 2015

    Esclarecedor! A Palavra de Deus sempre se mostra suficiente em seus 66 livros.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s