Transformados

confraternizacao-jovens-transformados-cartaz-romanos-12-2

Os jovens, de onde congrego, se confraternizaram nos dias 3 e 4 de dezembro. Montei o cartaz acima. E para a festa nos solicitaram  (minha irmã caçula e eu) uma representação teatral  baseado no tema da festa, que estava baseado em Romanos 12:2. . Juntamos as ideias, que deveria incluir a logo, que é um escudo, e escrevi uma peça teatral, dividimos em 2 atos e conseguimos ainda gravar as falas!

PERSONAGENS E INDUMENTÁRIAS:

JESUS – Um jovem com túnica branca e calçado de couro

PEREGRINA/CRISTÃ – Uma jovem descalça com traje esporte

MUNDO – Um jovem com traje black-tie

ACESSÓRIOS:
1 saco de lixo preenchido com papel amassado
Garrafas de vidro
Roupas no cabide
Revistas ou livros ilustrados
1 smartphone
Notas de dinheiro falso
Capacete romano (Clique aqui para o tutorial das armaduras)
Couraça
Escudo
Bíblia
Sandália estilo gladiadora

TRILHA SONORA:
The Giving“, de Michael W. Smith, Álbum “Freedom
Efésios 6“, de Anderson Freire, Álbum “Raridade”

REPRESENTAÇÃO: EPISTREPHOS & METANÓIA (Conversão e Transformação)

NARRAÇÃO: Uma Peregrina sai pelo mundo decidida a conquistar o melhor dessa vida.

PEREGRINA: Vou fazer uma aventura pelo mundo. Tudo que eu amo e preciso coloquei aqui nessa bagagem.

(Peregrina mostra um saco de lixo cheio e aparentando ser pesado)

MUNDO: Olá, Peregrina, você vai amar o mundo de maravilhas que tenho para te oferecer. Você já experimentou as bebidas do momento?

PEREGRINA: Não… Eu não bebo…

(Mundo pega garrafas de vidro e coloca no saco de lixo da Peregrina)

MUNDO: Como você vai querer se divertir e fazer novos amigos se não beber? Você está precisando de uma repaginada no visual também! Tome essas roupas da última moda.

PEREGRINA: Mas, eu comprei essa roupa hoje!

(Mundo pega as roupas e coloca no saco de lixo da Peregrina)

MUNDO: Ah, coitadinha… Pelo jeito eu preciso te ensinar tudo. No mundo as pessoas vão te aceitar ou rejeitar pela sua aparência. E mais, você precisa de um vocabulário mais divertido… Fique com esses editoriais.

(Peregrina pega um livro ilustrado grosso e finge ler)

PEREGRINA: Mas, aqui tem palavrões e palavras desrespeitosas…

MUNDO: Mas, é claro! Como você vai expressar a sua raiva? Você precisa dessas palavras para expressar exatamente tudo o que sente e pensa sobre as pessoas. Aposto que você ainda não tem um desses não é?

PEREGRINA: Um smartphone de última geração!!!

MUNDO: Sim, minha querida e dinheiro! Muito dinheiro! Eu vou te dar mais dicas de como se tornar muito popular! Que você vai ficar sem tempo pra nada.

(Saem as duas pelo meio da igreja, Peregrina anda com dificuldade | Entra Cristã ao lado de Jesus)

PEREGRINA: Eu planejei viver uma aventura no mundo. Tinha minha própria bagagem, mas o mundo acrescentou tanto peso, que eu mal consigo andar… Estou tão cansada… Tão triste… Não era isso que eu queria pra mim…

JESUS: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

PEREGRINA: Sim, eu preciso de alívio, eu preciso de Jesus.

(Peregrina dá uma volta de 180º – epistrephos – e anda em direção a Jesus)

MUNDO: Pare! Você não vai conseguir, volte! Vai ser pior pra você ir pro outro lado! Não!

(Jesus vai ao encontro de Peregrina e retira o saco de lixo das costas,
endireita as costas dela, Peregrina respira sorrindo)

JESUS: A partir de hoje você será chamada de Cristã, porque passou a me seguir. Receba o Espírito Santo e viva a verdadeira Vida que é andar na contramão do mundo. (Todos se abraçam)

(Jesus se posiciona à direita,
Cristã se posiciona no meio,
Mundo se posiciona à esquerda)

CRISTÃ: Obrigada, Jesus, por me tirar do mundo e me salvar!

JESUS: Cristã, receba o capacete da salvação, que protege a sua nova mente.

(Cristã vai até Jesus, pega e coloca o capacete, e volta para o meio)

CRISTÃ: Obrigada, meu SENHOR! Muito obrigada!

MUNDO: Mas, de quê adianta mudar a mente se o coração dela ainda me ama? Você ainda mente, ainda ouve minhas músicas e vê o que quer, não vejo mudança alguma.

CRISTÃ: Oh, meu SENHOR, me ajude a te amar de todo o coração!

JESUS: Eu te dou um coração novo, e coloco um espírito novo dentro de você. Vista a couraça da justiça e fique firme com o cinto da minha verdade.

(Cristã joga o saco de lixo para o mundo,
vai até Jesus, pega e coloca o colete, e se aproxima mais de Jesus)

CRISTÃ: Só Jesus para me dar tudo o que eu realmente preciso! Essa foi a melhor escolha que fiz na vida!

MUNDO: Ninguém mais vai querer ser seu amigo.

CRISTÃ: Não tinha pensado nisso… Será que eu vou ficar sem amigos?

JESUS: Cristã, eu sou o Amigo Fiel, calce essas sandálias para anunciar a eles o Evangelho da Paz!

MUNDO: Ninguém vai querer te ouvir!

(Cristã chora)

JESUS: Cristã, essa é a vitória que vence o mundo: a vossa fé! Tome o escudo da Fé, para se defender das mentiras do mundo!

(Cristã vai até Jesus, pega e coloca o escudo, e se aproxima mais de Jesus)

CRISTÃ: O meu maior desejo é ser como o meu SENHOR é!

JESUS: Cristã, você tem armas para se defender, agora você precisa de uma arma de ataque para vencer o mundo maligno.

(Cristã vai até Jesus, pega a Bíblia, e fica do lado de Jesus)

MUNDO: Você nunca vai conseguir entender as Palavras da Bíblia!

CRISTÃ: Em Isaías 28:26 está escrito: “O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer.”

JESUS: Cristã, no mundo você terá aflições, mas tenha bom ânimo, eu venci o mundo! Em breve eu te tirarei do mundo. Agora, você precisa falar tudo o que aprendeu de mim.

MUNDO: Olhe para você, você está totalmente diferente de mim, só dá ouvidos a Jesus.

(Cristã pega as sandálias e calça, fala para Mundo)

CRISTÃ: Mundo, eu tenho uma mensagem para você: Jesus veio, não para te condenar, mas para que você fosse salvo por Ele. Jesus me transformou e é todo poderoso para salvar e transformar você também!

(O grupo de jovens recita Romanos 12:2)

4 comentários

  1. Edna · dezembro 12

    Oi Lis! Paz do Senhor! Amei essa peça, vou fazer aqui para os jovens… excelente! Estão de parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • LisLand · dezembro 13

      Paz, Edna!!!
      Que maravilha que esteja trabalhando com os jovens! Fique a vontade! Eu fico feliz em poder servir! Saudades de todos aí!
      Muito obrigada pelo comentário! Abração!!!

      Curtir

      • Edna · dezembro 14

        Pois é Lis, estou com esse desafio ai… rsrs
        Também tenho saudades de vocês!! Quando tiver alguma sugestão compartilha comigo, te agradeço também! Abraços!

        Curtido por 1 pessoa

      • LisLand · dezembro 14

        Fico muito feliz! Deus te abençoe mais!😇
        Sim, compartilho sim.
        Abraço!!!

        Curtir

Deixe um comentário

