Joias preciosas do Antigo Testamento

mulheres-do-velho-testament-joias-preciosas

“Há ouro e abundância de rubis, mas os lábios do conhecimento são joia preciosa.
Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita ao seu tempo.”
– Salomão –
(Pv 20:15; 25:11)

É incrível quando alguém resolve o quebra-cabeça de nossos problemas, usando as palavras certas, na hora exata, num estalar de dedos. Melhor ainda, é quando somos nós, a pessoa que transmite essas palavras de sabedoria.

Encontramos na Bíblia, algumas mulheres, que encantaram a todos pela beleza de suas palavras. Elas salvaram vidas e mudaram o rumo da história. Três mulheres nos servem de exemplo e inspiração.

✨❤️✨

UMA MULHER SÁBIA:

Ela morava em Abel de Bete-Maaca. E, um certo dia, viu sua cidade sendo cercada por Joabe e seu exército. Ela levantou-se, procurou informações sobre quem chefiava o exército e ousadamente o confrontou. Essa ousadia não era decorrente de uma natureza rebelde e insubmissa, tal qual vemos por aí. Ela produzia os frutos da sabedoria, ela possuía princípios e valores, e acreditava que uma conversa racional e inteligente podia resolver uma questão conflituosa. Foi assim que ela encarou o chefe do exército de Davi. Fez uma boa apresentação de si mesma e de sua cidade, discorreu muito bem sobre suas convicções, argumentou suas razões, convenceu a Joabe e aos seus conterrâneos sobre a ideia que defendia, e resolveu o conflito. Essa mulher sábia, conseguiu evitar uma guerra e a morte do seu povo, de uma forma que pareceu ser tão fácil! Detalhe: suas ações têm um fundamento chamado Paz. E pela paz, ela negocia qualquer coisa. “Levem embora o filho de Belial e nos deixem em paz!” Uau! Ela contraria o povo que dá uma boiada pra não entrar, e outra boiada pra não sair… Ela vai lá para resolver as coisas sábia e pacificamente e consegue! (Confira toda a história em 2 Samuel 20)

✨❤️✨

HULDA, A PROFETISA:

A Bíblia está cheia de profetas, mas poucas profetisas. Hulda representa bem essa classe. Ela era casada com Salum, e ao que parece seu sogro era da tribo de Levi, isso porque ele era o guarda das vestiduras; outro detalhe interessante era que ela morava na Cidade Santa, na segunda parte de Jerusalém. O registro que a Bíblia nos deixou sobre ela nos mostra sua coragem e crença em Deus. A profetisa não se intimidou em transmitir uma dura palavra ao Conselho Consultivo do rei, que era formado por nada mais nada menos que os sacerdotes da época! A beleza das palavras transmitidas por ela, está no fato de serem as próprias Palavras de Deus para o rei Josias e para Israel. Ela ouvia a voz de Deus e falava o que Deus mandava. Consigo identificar uma porção de virtudes em Hulda: obediência, coragem, submissão, temor a Deus, humildade e fé! Cada uma dessas qualidades não são conseguidas da noite para o dia, são desenvolvidas dia após dia. (Confira toda a história em 2 Reis 22:14 e 2 Crônicas 34:22)

✨❤️✨

A RAINHA DE BELSAZAR:

Ela era da Babilônia, uma gentia, muito provavelmente, alguns a identificam como sendo a mãe do rei Belsazar, outros a associam à principal esposa dele. O fato é que, essa rainha conhecia Daniel, e por causa disso, o rei conseguiu entender as Palavras de Deus. Ela viu e ouviu Daniel trabalhar com o pai de Belsazar, Nabucodonosor. Ela tinha grande apreço pelas palavras de Daniel, que interpretavam sonhos, explicavam enigmas e resolviam dúvidas (Confira Daniel 5). Ela reconhecia que Daniel tinha algo de sobrenatural e ela nunca poderia esquecê-lo, ao contrário do rei Belsazar, que havia deixado Daniel de fora do círculo de sábios do reino. Quando chegou o momento de que precisavam de alguém para salvar a situação desesperadoras em que o rei e seus maiorais estavam, ela o fez. Ninguém mais podia interpretar aquelas palavras, nem ela própria, mas ela tinha certeza de qual pessoa que poderia. A ação da rainha é um verdadeiro raio de sol em momentos de tormentas. A memória dela guardava coisas boas. O coração dela se embriagava com palavras de sabedoria. Por isso, no momento caótico sua mente não ficou turva como a dos demais. Preferir ouvir palavras de sabedoria é melhor que beber vinho! “Chamem o homem que tem o espírito dos deuses!”

✨❤️✨

Elas foram incríveis e tal como elas encontramos outros tesouros. Eu podia deixar de citar Noemi? ✨❤️✨ Ela não vivia seus melhores dias, mas não permitiu que a depressão e amargura, de ter perdido marido e filhos, ofuscasse sua mente criativa e estratégica. No fim, foi recompensada com honra. Cuidou do filho de sua nora, Rute, como se fosse seu próprio filhinho (Para mais sobre Noemi leia o livro de Rute). De sua descendência, nasceu Davi, o rei mais famoso da Bíblia. Ele quase matou a Nabal, não fosse a intervenção de outra mulher sábia: Abigail. ✨❤️✨ Ela foi ousada, mas sem perder a fidelidade e integridade. Conseguiu poupar a todos de sua casa, e depois, foi resgatada pelo rei Davi. Que fantástico! (Para saber toda a história de Abigail leia: 1 Samuel 25 e 1 Crônicas 3:1b).

O valor dessas mulheres está no coração cheio de temor a Deus, por isso tantas palavras emitem vida! Algo a se cuidar, guardar, imitar…

“A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração.
E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más.
Pois a boca fala do que o coração está cheio.” – Jesus
(Lucas 6:45 NTLH)

✨❤️✨

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s