Dicas para Bible Journaling

A primeira vez que vi uma ilustração na Bíblia foi no Pinterest. Achei lindo, mas só tive a iniciativa depois que me juntei ao Grupo Cafezinho da Tarde, por indicação da Bárbara, do “Filhos, Desafio e Ministério“. Meu primeiro post sobre o journaling na Bíblia foi o Guia Bible Journaling – Um devocional artístico.

Aí, então vai a 1ª dica:

1. PARTICIPE DO GRUPO Cafezinho da Tarde – Grupo de Estudo (Exclusivo para Mulheres)
É um grupo voltado para mulheres e para a ilustração na Bíblia. Você terá acesso a tutoriais, guia de estudo, incentivo, o grupo está sempre tirando dúvidas, fazendo indicações, compartilhando mensagens poderosas. Fazendo a inscrição no site.

2. ESCOLHA UMA BÍBLIA PARA ILUSTRAR

Mesmo se não tiver uma dessas Bíblia, você pode usar a sua Bíblia, anexar uma página com a ilustração, ou fazer num caderno à parte.

Eu tenho a “My Creative Bible“, na versão King James, possui diversas ilustrações com a lateral pautada. A “Bíblia Círculo de Oração” possui uma coluna e um pedacinho de espaço em branco, como está na versão ARC, ficou perfeita para levar pra igreja e fazer breves anotações. A “Bíblia de Estudo da Mulher de Fé” é a indicada pelo grupo Cafezinho da Tarde. A minha “Bíblia Sagrada Anote”, que infelizmente está fora de estoque.

3. COLOQUE ABAS COM O ÍNDICE DA BÍBLIA

As abas auxiliam na hora do estudo, ministração e ficam tão lindas. A loja virtual do Cafezinho da Tarde tem várias, com uma estampa mais linda que a outra.

Comprei as abas do índice de livros da Bíblia de Estampa 09 – Rosa. Separei os materiais que precisava usar: cola bastão, adesivo contact e tesoura. O processo de colocar é demorado e cuidadoso, mas no final vale muito a pena!

Como colocar as abas do índice da Bíblia:

  1. Imprima o pdf em papel de 180g. Pegue sua tesoura, cola e adesivo contact.
  2. Passe o contact no papel na diagonal, pressionando com um paninho.
  3. Recorte as abas, retirando o contorno preto.
  4. Dobre e apare as arestas.
  5. Organize as abas por livro.
  6. Eu fiz essa régua, para me ajudar a colocar as abas no lugar certo. Ex.: No livro de Gênesis, na primeira página, marco a “ABA 01”, no livro de Êxodo, “ABA 02”, e assim por diante… Baixe a régua em pdf clicando aqui: RÉGUA PARA AS ABAS
  7. Marquei levemente com o lápis.
  8. Espalho bem a cola bastão.
  9. No local marcado, coloco a aba, de forma que o nome não seja coberto pelas páginas quando eu fechar.
  10. Repeti todo o procedimento até acabar…

Assista ao vídeo do Cafezinho para entender melhor:

O arquivo em pdf, dispõe de um marcador lindo, e também sobram tiras de papel, que reutilizei fazendo mais marcadores. O pessoal da gráfica plastificou, perfurou e eu coloquei o tassel (aqui tem um tutorial como fazer) com as pérolas e fitas de cetim.

Essa ideia do tassel foi elegantemente usada pelo pessoal do Bíblias Personalizadas.

4. Outras dicas legais para enfeitar a Bíblia: Tassel no marcador de páginas, washi tape artesenal, clipes com fitas e botão…

5. Essa dica é para quem não tem impressora ou não sabe desenhar. Você pode decalcar um desenho que goste da tela do seu computador. Depois, coloque o papel debaixo da página da Bíblia e contorne.

6. Como pintar? Aqui vai a última dica. Ena Caren estava me mostrando uns vídeos legais de pinturas realistas de Samuel Saito (dá uma olhadinha no Instagram e YouTube dele). Ele escolhe uma foto, faz o traço e com o lápis de cor, pacientemente, pinta bem de leve, fazendo camadas, realçando contornos e sombras até a pintura ficar do jeito que ele quer. Eu testei na “My Creative Bible” e gostei do resultado. A borboleta foi a única que achei realista (ela parece saltar da folha – hehehe), mas dei um jeito de dar a minha cara para a pintura, escolhendo cores bem vibrantes e tropicais.
E atenção para o grande segredo da pintura com lápis de cor:
>>> O lápis de cor branco, ao ser passado por cima da pintura, cobre as imperfeições e mistura as cores deixando um efeito bem bonito!!! <<<

Por enquanto é só. Vou continuar aprendendo e passando as dicas de minhas descobertas aqui.

Até +

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s