Maria de Magdala

Esse conto foi baseado em fatos reais, leia Lucas 8:2.
Jesus liberta.

Numa pequena aldeia da Galileia, chamada Magdala, uma mulher sobe numa torre rindo de si mesma escandalosamente, os cabelos soltos ao vento, o rosto transtornado. Todos em Magdala sabiam que Maria estava possuída por espíritos. Os médicos não deram jeito, nem os sacerdotes, então os guardas a vigiavam para que ela não cometesse qualquer loucura. Os suspiros deles denotavam o cansaço de ter que lidar com algo que os deixava impotente.

— Desça daí! Desça já!

Maria gargalhou mais alto. O rosto erguido para o céu desafiava os soldados. Com um instalar de dedos, eles combinaram:

— Vamos lá.

Foram subindo vagarosamente a escadaria sem fim.

— Ela bem que poderia ficar na prisão.

— Lembra da vez que tentamos fazer isso? Não tivemos paz. Ela gritava sem parar, espumava… Foi patético.

Agora Maria rodopiava perigosamente, ia e voltava próximo a mureta da torre. Ela bailava ao som da própria música estridente. Todos os lugares onde ia, era comum tirar a ordem e a paz das pessoas. Com muito trabalho e insistência os soldados conseguiram fazê-la descer.

À noite os sonhos perturbavam o sono de Maria, ela não conseguia dormir. Eram raros os momentos de lucidez. “Será que um dia eu terei paz?”

Maria se arrumou, saiu de casa para se alimentar e chegou a ouvir os comentários sobre o Príncipe da Paz, que curava e expulsava demônios. “Ele existe?” Ela continuou calada e com o ouvido aguçado. Descobriu que Ele estava pelos arredores da Galileia. Segredou uma decisão: “Eu irei até ele!”

Silenciosamente procurou não manifestar em voz alta o desejo de se libertar, certamente perturbaria os espíritos e eles não a deixariam ir. Mas, não foi necessário caminhar muito. Uma multidão alvoroçada entrava na aldeia. Maria sentiu um arrepio sombrio, já não estava mais em si mesma.

Os demônios a tomaram e deixaram-na presa ao chão. Os soldados quando viram, foram tirá-la do meio da rua. O escândalo estava feito, Maria gritava e os soldados não conseguiam removê-la para a multidão passar.

— Sou mais forte que vocês, somos sete. Não vamos sair.

Então, Jesus apareceu:

— Soltem-na.

Os soldados soltaram o frágil corpo da mulher, que inexplicavelmente ganhava uma força incrível. Maria espumava impropérios com uma voz grave e estrondosa.

Jesus olhou nos olhos da mulher, que reviravam selvagemente, e deu uma ordem aos sete espíritos que a atormentava:

— Saiam.

Os demônios saíram retorcendo o corpo de Maria, que caiu no chão desacordado.

— Mulher, Deus soube do seu desejo de se libertar. Acorde. Você está liberta.

Maria, recobrando os sentidos, com o olhar leve, focou na figura que o salvara: Jesus Cristo. Ela sentiu no coração um rio que lavava todo o seu interior. Tamanha transformação refletia em seu rosto, seus conterrâneos a olhavam com espanto. Mas, não era o costumeiro olhar aterrorizado. Era um olhar de grande surpresa, havia acontecido um milagre. Maria estava liberta. Ela se ajeitou ligeiramente, prendeu os cabelos e arrumou o véu da melhor forma que pôde ao redor de si. Aos pés do Príncipe da Paz, seu coração sussurrou uma promessa:

— Eu quero te seguir pra sempre, meu Senhor.

As lágrimas banharam o seu rosto, até que em alto e bom som, a voz da multidão glorificando a Deus se misturou ao louvor de Maria. As pessoas imediatamente começaram a trazer mulheres enfermas e pessoas endemoniadas para Jesus curar e libertar também.

Na pequena aldeia de Magdala houve paz. Os soldados não tinham mais de lidar com Maria, que a partir daquele dia ficou conhecida como Maria Madalena, a Maria de Magdala. Ela seguia Jesus de perto, absorvia cada palavra, tal qual um viajante no deserto sorve os preciosos goles de água. Ela andava quilômetros sem se dar conta da distância. Ela era prova viva de que outras mulheres também podem ser perdoadas e livres por Deus através de Jesus.

6 comentários

  1. Ellen Bianca · agosto 2, 2017

    Que texto maravilhoso!! Mostra claramente o poder e o amor de Jesus!
    Abraços, Lis!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Rute · agosto 3, 2017

    Lindo! Muito tocante.

    Curtido por 1 pessoa

  3. adrianavilasboasoficial · agosto 4, 2017

    Que linda expressão do amor de Deus!

    Curtido por 1 pessoa

Obrigada por seu comentário! Ele será lido e aprovado em breve.