Estudo da Bíblia: Deuteronômio 18-34

FUNÇÕES DOS LEVITAS DEPOIS DE ENTRAREM EM CANAÃ
Deuteronômio 18:1-8 → Os levitas não tinham herança como as demais tribos, eram sustentados pelos israelitas, e moravam em 48 cidades ao todo, de forma que cada tribo tinha uma cidade para os levitas. Os levitas estavam subdivididos em 3 famílias principais: Coate, família escolhida para o sacerdócio; Merari e Gérson famílias auxiliares no serviço ao SENHOR. (Êx 28; Lv 8; Nm 17, 18; 1 Cr 23-25) Eram 3 as funções dos levitas:

  1. SUMO SACERDÓCIO → Função exercida apenas pelos descendentes primogênitos da família de Arão, descendente de Coate . Era escolhido 1 sumo sacerdote para exercer as seguintes funções: oráculo principal, consultar o Urim e Tumim; mediar entre Deus e o povo; interceder pelo povo; sacrificar 1 vez por ano no Dia da Expiação (Dia do Perdão); pronunciar a bênção de Israel; oferecer a oferta de cereal diariamente.

  2. SACERDÓCIO → Função exercida apenas pelos descendentes da família de Arão, descendente de Coate. Todos os homens dessa família, dos 20 aos 50 anos, estavam convocados a servirem no templo do seguinte modo: Consultar a vontade de Deus pelo Urim e Tumim; ministrar holocaustos e ofertas a Deus no Santuário; ensinar e julgar ao povo conforme a Lei; atuar como escribas, porteiros e músicos.

  3. LEVITAS → Os gersonitas e meraritas moravam em cidades escolhidas em cada tribo, servindo de juízes, escribas e mestres da lei em cada tribo. Eles também podiam servir no templo como auxiliares dos sacerdotes, suas funções eram: trabalhos manuais e pesados do Santuário, limpeza do Santuário, vasos e utensílios, ordem, recolhimento das imundícias dos sacrifícios para fora, auxílio em servir os pães da proposição e as ofertas, e no cuidado pelo Santuário.

PROIBIÇÕES:

🚫 Deuteronômio 18:9-14 → Proibido passar criança pelo fogo, consultar mortos, ter adivinhador, encantador, agoureiro, feiticeiro e mágicos.

🚫 Deuteronômio 19:14 → Proibido alterar os limites do terreno.

🚫 Deuteronômio 22:5 → Proibido homem vestir roupa de mulher e vice-versa.

🚫 Deuteronômio 22:6-7 → Proibido pegar a mãe com seu ninho, o ninho podia ser pego se deixasse livre a mãe dos pássaros.

🚫 Deuteronômio 22:8 → Proibido construir telhado sem parapeito, para que ninguém caísse (esse tipo de telhado se assemelha a casa com laje, era obrigatório então construir um muro ao redor dessa laje).

🚫 Deuteronômio 22:9 → Proibido semear no campo com 2 tipos diferentes de sementes.

🚫 Deuteronômio 22:10 → Proibido lavrar a terra com 2 tipos de animais de diferente força.

🚫 Deuteronômio 22:11-12 → Proibido misturar lã com linho.

🚫 Deuteronômio 22:31 → Proibido o filho ter relações sexuais com a mulher do pai, é desonroso.

🚫 Deuteronômio 25:13-16 → Proibido ter dois pesos e duas medidas.

UM GRANDE PROFETA
Deuteronômio 18:15-19 → Moisés aponta para a 1ª vinda de Cristo.

DISCERNINDO A PROFECIA
Deuteronômio 18:21-22 → Uma profecia será julgada como verdadeira se a palavra se cumprir. Toda palavra de Deus é verdadeira, se foi Deus quem falou pelo profeta, se cumprirá.

3 CIDADES DE REFÚGIO PARA O HOMICIDA CULPOSO
Deuteronômio 19:1-13 → O vingador ficava proibido de matar o homicida culposo que se escondesse numa cidade de refúgio. Um homicida doloso não podia se refugiar nessas cidades, era condenado à morte, os anciãos eram os responsáveis por retirá-lo a força.

TESTEMUNHAS
Deuteronômio 19:15-21 → O testemunho só é aceitável por 2 ou 3 pessoas, menos disso deve ser rejeitado. A testemunha falsa será punida com o castigo do acusado. Os sacerdotes e juízes quem os ouviam.

REGRAS PARA A GUERRA
Deuteronômio 20:

  1. O SENHOR era com o exército.

  2. Os sacerdotes davam uma palavra de ânimo.

  3. Os oficiais impediam os soldados com casa nova, vinha plantada, recém-casado, medroso e angustiado de irem à guerra.

  4. As cidades distantes de Canaã que fizessem oposição deveriam ser atacadas, despojadas, só deviam ser poupados mulheres, crianças e animais. Caso não fizessem oposição, deveriam servir como tributários e escravos.

  5. As cidades dos cananeus deveriam ser totalmente destruídas, somente não deveriam destruir as árvores frutíferas.

Deuteronômio 23:9-14 → O soldado tinha de estar cerimonialmente puro para a guerra e manter higiene no arraial, as fezes deviam ficar fora do arraial e serem cobertas com uma pá.
Deuteronômio 24:5 → O recém-casado fica 1 ano livre de obrigações militares para desfrutar com sua mulher.
Deuteronômio 21:10-14 → Um israelita que quisesse se casar com uma mulher formosa, prisioneira de guerra, teria que trazê-la à casa, raspar o cabelo e as unhas dela, trocar as roupas do cativeiro, esperar ela chorar 1 mês e depois torná-la sua mulher. Caso se desgostasse dela, a deixaria ir livre, ficando proibida escravizar ou vender a mulher.

HOMICIDA OCULTO
Deuteronômio 21:1-9 → O sacrifício para livrar o povo da culpa era os anciãos degolarem uma bezerra no vale da cidade mais próxima, e fazer saber o caso aos sacerdotes.

O DIREITO DE PRIMOGENITURA
Deuteronômio 21:15-17 → O homem que tivesse 2 mulheres, uma amada e outra aborrecida, o filho que nascesse primeiro, mesmo sendo da esposa aborrecida, recebia o direito da primogenitura.
Observação aos casos de bigamia na Bíblia: A 1ª menção sobre o assunto é encontrada em Gênesis 4:19. Apesar de Deus instituir o casamento monogâmico (Gênesis 2:24), havia casos em que a mulher precisava de proteção e um homem tomava para si mais de 1 esposa. A bigamia ou poligamia causa atritos no ambiente familiar (Gênesis 29:16-35; 1 Samuel 1:6), no Novo Testamento o conselho para os ministros é que se casem com apenas 1 mulher (1 Timóteo 3:2,12 e Tito 1:6).

CONDENAÇÕES
⚖ Deuteronômio 21:18-21 → Os pais entregavam o filho desobediente aos anciãos da cidade, que era condenado ao apedrejamento por ser comilão, beberrão, rebelde e contumaz.
⚖ Deuteronômio 21:22-23 → Uma pessoa digna de morte, que fosse pendurada no madeiro, deveria ser enterrada no mesmo dia, porque o pendurado é maldito aos olhos de Deus.
⚖ Deuteronômio 24:7 → Quem furtasse, vendesse ou obtivesse lucros com o furto, seria condenado a morte.
⚖ Deuteronômio 25:1-3 → Numa condenação de açoites ao que praticou uma injustiça, Deus ordenou dar no máximo 40 chicotadas. Era proibido dar mais que essa conta, por isso, ficou combinado que para não haver injustiça de dar chicotadas a mais, seria contado até 39 chicotadas.
⚖ Deuteronômio 25:11-12 → Quando, numa briga entre dois homens, a esposa de um deles tentasse apartar pegando nas partes íntimas do oponente, teria a mão cortada.

ACHADO É ROUBADO
Deuteronômio 22:1-3 → Quando alguém encontrasse um bem de outra pessoa deveria devolver imediatamente, se o proprietário for desconhecido o bem deveria ficar protegido em casa, até virem buscar.

AJUDA AO PRÓXIMO
Deuteronômio 22:4 → Quando o animal de uma pessoa estivesse caído pelo caminho, a pessoa que passasse deveria ajudar a levantar.

FRANJAS
Deuteronômio 22:5-12 → Colocar franjas nas 4 bordas da manta (Números 15:37-41).

A MULHER E A IMORALIDADE SEXUAL
Deuteronômio 22:13-30, 24:1-5

MULHER CULPADA

PUNIÇÃO

MULHER VÍTIMA

PUNIÇÃO

Mulher que não se casa virgem

Apedrejada por se prostituir

Mulher falsamente acusada de não casar virgem

O homem pagava 100 peças de prata e era obrigado a permanecer com a mulher

Mulher prometida em casamento que tiver relações sexuais com outro homem dentro da cidade e ela não pedir socorro

Ambos são apedrejados fora da cidade

Mulher prometida em casamento que tiver relações sexuais com outro homem no campo e ela não pedir socorro

Apenas o homem será condenado à morte

Mulher casada pega em flagrante de adultério

Os dois são condenados à morte

Homem que tiver relações sexuais com uma moça virgem e solteira Ele terá de pagar 50 peças de prata ao ‘sogro’ e deverá se casar com a moça

O marido descobre algo vergonhoso contra a mulher

Ela fica divorciada e não poderá voltar a casar com ele

PESSOAS PROIBIDAS DE ENTRAR E PARTICIPAR DAS ASSEMBLEIAS SANTAS
Deuteronômio 23:1-8 → Homem com testículos esmagados ou membro amputado, filho ilegítimo, amonita, moabita (a terceira geração dos edomitas e egípcios podem participar).

SERVO FUGITIVO
Deuteronômio 23:15-16 → A pessoa que recebesse o servo fugitivo, deveria proteger o servo.

PROSTITUIÇÃO
Deuteronômio 23:17-18 → Proibido prostituição e ofertas de dinheiro ganhos com a prostituição.

JUROS
Deuteronômio 23:19-20 → Proibido cobrar juros de empréstimos a israelitas, mas é permitido cobrar juros de estrangeiros.

VOTO
Deuteronômio 23:21-23 → É um pecado votar e não cumprir, por isso, quando alguém votar, deve cumprir imediatamente. Não votar, não é pecado.

REGRAS NO CAMPO
Deuteronômio 23:24-25 → Quando entrar na seara do próximo é permitido comer frutos e catar espigas com a mão, mas é proibido colocar frutos no vaso e usar foice para colher espigas no campo do próximo.
Deuteronômio 24:14-15 → O salário de um trabalhador era pago ao final do dia trabalhado.
Deuteronômio 24:17-22 → Os pobres, estrangeiros, viúvas e órfãos tinham direito de colher as sobras no campo de um agricultor israelita.
Deuteronômio 25:4 → Quando trilhar, não amordaçar a boca do animal, para que ele possa se alimentar do cereal enquanto trilha.

A LEPRA
Deuteronômio 24:8-9 → Fica claro aqui, que a lepra era consequência da desobediência ou rebelião. Miriã é citada como exemplo.

SOBRE OS EMPRÉSTIMOS
Deuteronômio 24:10-13, 24:17 → Era permitido emprestar com penhora de bens, mas era proibido aceitar o penhor da viúva ou de um homem pobre.

SOBRE A MALDIÇÃO HEREDITÁRIA
Deuteronômio 24:16 → Cada um morrerá pelo seu próprio pecado.

O LEVIRATO
Deuteronômio 25:5-10 → Quando um irmão casado, morrer sem filhos, o cunhado terá a obrigação de se casar com ela e o filho primogênito gerado será considerado filho do irmão falecido. Uma cerimônia pública era realizada caso o cunhado não cumprisse a obrigação, os pés dele era descalçado, era cuspido e envergonhado publicamente, a casa dele passava a ser chamada de “A Casa do Descalçado” (Rute 4:7).

ORDEM DE DEUS PARA EXTERMINAR AMALEQUE
Deuteronômio 25:17-19 → Ficou determinada a completa destruição de amaleque, por ter atacado o povo fraco que vinha atrás na jornada de Israel pelo deserto (Êx 17:8).

DECLARAÇÃO DE RECEBIDO
Deuteronômio 26:1-11 → Quando o povo conquistasse a terra prometida, deveria comparecer ao lugar do Tabernáculo, para fazer uma cerimônia onde declarariam o recebimento da terra que o SENHOR prometeu dar, com a oferta das primícias da terra.

DÍZIMO DE 3 em 3 ANOS
Deuteronômio 26:12-19 → O dízimo trianual era uma obrigação do povo para sustento do levita, do estrangeiro, do órfão e da viúva.

A LEI DE DEUS ESCRITA EM PEDRAS GRANDES PEDRAS PINTADAS COM CAL
Deuteronômio 27:1-10 → Moisés e os anciãos ordenam que ao entrar em Canaã, o povo escreva a lei detalhadamente em pedras grandes pintadas com cal.

BENÇÃOS E MALDIÇÕES
Deuteronômio 27:11-26, 28

NO MONTE DA BÊNÇÃO: GERIZIM

MONTE DA MALDIÇÃO: EBAL

Tribos separadas para proclamarem no Monte Gerizim as bênçãos proferidas pelos levitas:

  1. Simeão

  2. Levi

  3. Judá

  4. Issacar

  5. José: Manassés e Efraim

  6. Benjamim

Tribos separadas para proclamarem no Monte Ebal as maldições proferidas pelos levitas:

  1. Rúben

  2. Gade

  3. Aser

  4. Zebulom

  5. Naftali

As bênçãos para os obedientes a Deus:

  • Bênçãos em qualquer lugar em que estiver

  • Bendito os filhos, a colheita, os animais

  • Inimigos derrotados

  • Prosperidade

  • Aprovação de Deus

  • Reconhecimento das nações

  • Abundância de riquezas

  • Condições de emprestar e não precisará tomar emprestado

  • Posição de liderança e honra

  • Firmeza espiritual

As maldições para os desobedientes a Deus:

  • Maldições em qualquer lugar onde estiver

  • Malditos os filhos, as colheitas e os animais, perda de bens, filhos no cativeiro

  • Maldição, perturbação e perdição até ser destruído

  • Pestes, pragas, doenças e epidemias até perecer

  • Seca, fome e escassez

  • Inimigos prevalecem e escravizarão

  • Opressão e roubo

  • Posição baixa e de vergonha

  • Falta de esperança e pavores

DESTAQUE PARA DEUTERONÔMIO 29:29

“As cousas encobertas são para o SENHOR nosso Deus,

porém as reveladas são para nós e para nossos filhos para sempre,

para cumprirmos todas as palavras desta lei.”

CORAÇÃO, OLHOS E OUVIDOS
Deuteronômio 29:4 x Deuteronômio 30 → O povo não entendia com o coração, não via com os olhos, nem ouvia com os ouvidos as Palavras do SENHOR, porque não estava voltado para Ele. Quando houvesse conversão ao SENHOR, e obediência às Palavras dEle de coração e alma, aí então o SENHOR daria um coração circuncidado.

Deuteronômio 30:20a em 3 tópicos:

  1. AMAR AO SENHOR;

  2. DAR OUVIDOS À SUA VOZ e

  3. SE ACHEGAR A ELE.

PALAVRAS DE ÂNIMO DE MOISÉS
Deuteronômio 31:6-8 → Moisés anima o povo e ao seu sucessor Josué: Esforçar, animar, não temer, não se espantar, o SENHOR não deixa nem desampara.
Deuteronômio 31:23 → Moisés anima a Josué: esforçar, animar, conquistar a Terra Prometida com a ajuda do SENHOR.

LEITURA DA LEI A CADA SETÊNIOS
Deuteronômio 31:9-13 → Moisés escreveu a Lei, deu aos sacerdotes, para que fosse lida de 7 em 7 anos, no Ano da Remissão (Dt 15).

O CÂNTICO DIDÁTICO DE MOISÉS
Deuteronômio 31:19-30 e 32:1-47 → Cântico de ensino e contratestemunha, contando a história profética de como o povo de Israel agiria erroneamente, apesar de todas as bênçãos de Deus. Moisés e Josué cantam e ensinam ao povo essa canção.

A BÊNÇÃO DE MOISÉS
Deuteronômio 33 → A bênção do patriarca Moisés sobre seu povo era profética.

TRIBO

BÊNÇÃO

Rúben

Vida, apesar de seus erros no passado (Gn 35:22, 49:4).

Judá

Deus ouvir suas orações e obter ajuda de Deus na batalha.

Levi

O serviço ao SENHOR: consulta a Deus, guardar e ensinar a Palavra e oferecer holocaustos ao SENHOR.

Benjamim

Segurança e presença de Deus.

José

A excelência da terra, animais, glória e força. Efraim, maior que Manassés conforme a bênção de Jacó (Gn 48:11-22, 49:22).

Zebulom

Prosperidade com negócios marítimos.

Issacar

Prosperidade com tesouros da terra.

Gade

Guerreiros proeminentes.

Liderança e força (conforme Gn 49:17).

Naftali

Benevolência, bênçãos, terra e luz.

Aser

Prosperidade e força.

Faltou Simeão

Destaque para o versículo:

“O Deus eterno é a tua habitação,

e por baixo estão os braços eternos.”

Deuteronômio 33:27a

DEUS ANUNCIA A MORTE DE MOISÉS
Deuteronômio 32:48-52 e 34:1-8
Local aproximado da morte: Vale do Monte Abarim, na extensão montanhosa do Nebo, em Moabe, próximo a Jericó e Bete-Peor. Ninguém até hoje encontrou o corpo de Moisés (Judas 1:9).
Anos de vida: 120 anos
Terras que Moisés avistou: Gileade a Dã, Naftali, Efraim, Manassés, Judá, campinas do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, Zoar, ou seja, toda a terra que Israel ocuparia.
Substituto: Josué, filho de Num.

REFERÊNCIAS CONSULTADAS

BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL. Versão Almeida Revista e Corrigida. Ed. 1995. São Paulo: CPAD, 2010.

BÍBLIA SAGRADA: Anote: Revista e Corrigida na Grafia Simplificada. 1ª ed. Editora Central Gospel: Santo André, São Paulo, 2009.

BÍBLIA SAGRADA: Nova Versão Transformadora. 1. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2016.

CHAMPLIN, Russell Norman. Dicionário A-Z. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 6 e 7.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado: VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Deuteronômio. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 2.

DAVIS, John D.. Dicionário da Bíblia. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1965.

Obrigada por seu comentário! Ele será lido e aprovado em breve.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s