MULHERES COMO EU: Eva

Como Eva, sou criada à imagem e semelhança de Deus.
Deus me fez única, linda e com a eternidade em meu coração.

Como Eva, meu propósito de vida é ser companheira do homem que Deus designou para mim.
Deus me fez mulher.

Como Eva, Deus me abençoou com o milagre de gerar filhos, para multiplicar e encher a terra.
Deus me deu a virtude da vida.

Como Eva, meu líder espiritual me ensina o caminho de Deus.
Deus cuida de mim.

Como Eva, sou tentada pelo diabo, mesmo estando no Jardim da comunhão com Deus.
Deus me deu livre arbítrio.

Como Eva, me envergonho tanto dos meus erros que sinto a necessidade de encobri-los.
Deus expõe o meu erro.

Como Eva, faço padecer minha alma pelas escolhas erradas que faço.
Deus faz minha tristeza produzir arrependimento para salvação.

Como Eva, posso confessar e deixar o pecado que me separou de Deus.
Deus me convence do meu pecado.

Como Eva, recebo a punição pelos meus erros.
Deus é justo!

Como Eva, creio na Salvação enviada por Deus.
Deus é bom para mim.

Como Eva, recebo o perdão de Deus e volto à comunhão com o Eterno e Soberano Deus.
Sou definitivamente filha de Eva, e esta de Deus.

📖 Versículos selecionados:

📖 GÊNESIS 2 – 4

💎 COMO A MULHER FOI CRIADA:

“Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem:

— Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada.

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.”

Gênesis 2:21-25 NVI

⚜ A ÚLTIMA PALAVRA É A DE DEUS

Em Gênesis 3:1-6 lemos a narração de como Eva conversou com o diabo. Para Eva tudo era novidade, não lhe causou espanto uma serpente falar. Ela parecia não se atentar para o fato de que estava conversando com o Pai da Mentira, o diabo. Na primeira vez que a serpente lançou seu veneno, Eva combateu com a Verdade. Na segunda vez, no entanto, Eva permitiu que as mentiras do diabo despertasse nela desejos que até então ela sequer havia pensado. Ela se calou e deixou aquelas palavras permearem o seu ser. A última palavra foi a do diabo, Eva caiu em tentação.

Em Mateus 4:1-11, lemos a narração de como Jesus conversou com o diabo. Quando foi tentado pelo diabo, Jesus venceu toda e qualquer sugestão ou ordens do diabo combatendo com a pura e poderosa Palavra de Deus. Jesus não deixou que a última palavra fosse a do diabo. Corajosamente, Jesus citou as Palavras de Deus e não cedeu a nenhuma das mentiras da antiga serpente.

Lição valiosa: A última palavra é a de Deus. Toda vez que formos tentados, Deus nos oferece uma palavra de esperança, paz e segurança, na qual podemos confiar e citar para vencermos a tentação. As palavras do SENHOR são verdadeiras e boas, elas duram para sempre.

🚫 “A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE,
A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS
E A SOBERBA DA VIDA”

Gênesis 3:6

1 João 2:16,17

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar,

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne,

era atraente aos olhos

a concupiscência dos olhos

e, além disso, desejável para dela se obter discernimento,

e a soberba da vida,

tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.”

Eva acreditou que teria prazer físico ao ingerir o fruto proibido por Deus (concupiscência da carne);

Eva desejou ter tudo o que viu, mesmo sendo proibido por Deus (concupiscência dos olhos);

Eva encheu o coração de orgulho ao se imaginar igual a Deus (soberba da vida).

Eva ao perceber seu erro, não pôde reverter a situação, ela se envergonhou, se cobriu com folhas, se escondeu, mas venceu a culpa, confessou tudo a Deus, recebeu sua punição, se arrependeu e foi perdoada.

Lição valiosa: Toda a humanidade tem uma coisa em comum: os mesmos desejos pecaminosos de Eva. Queremos sentir prazer físico, desejamos tudo o que vemos e oprimimos o eu interior com um eu impostor dominado pelo orgulho. Ceder sempre nos levará ao fracasso. Precisamos crucificar nossa carne, santificar nossos olhos e aprendermos com Jesus a sermos mansos e humildes. O pecado envergonha e somente o sangue de Jesus pode cobri-lo, porque então somos purificados e nos justificados diante de Deus.

🌵 CARDOS E ESPINHOS NA ALMA DA MULHER

A desobediência de Eva imputou sobre ela e todas as mulheres dores e sofrimentos físicos, na alma e uma longa luta espiritual contra a antiga serpente.

“À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.” Gênesis 3:16

🌵 O momento mais feliz que Eva experimentaria, o nascimento de seu filho, ficou manchado com dores, angústias e sofrimento por causa do pecado. Entretanto, a promessa de Deus de enviar o Messias ao mundo para a reconciliação eterna do homem com Deus, trouxe esperança para Eva e para todas as mulheres que temiam a Deus.

🌵 A liberdade que Eva usufruía de auxiliadora do marido, foi tolhida, devido sua atitude de comer e compartilhar o fruto proibido com seu marido. Ela passou a ser submissa ao marido, e este a Deus.

🌵 Eva experimentou a perfeição da comunhão com Deus, a queda por causa do pecado e a remissão do pecado com a morte de um animal inocente. Nós nascemos em pecado, alguns de nós experimentamos a remissão dos pecados quando cremos no Cordeiro inocente de Deus que se sacrificou pelos nossos pecados, e se continuarmos firmes na fé em Deus, alcançaremos o corpo incorruptível. Enquanto vivermos aqui na terra, conviveremos com cardos e espinhos.

♻ CRIADA E NASCIDA

Eva foi a única mulher que não nasceu do ventre materno. Ela foi criada, formada pelas mãos de Deus. Entretanto, depois de se arrepender de seu pecado, ela experimentou o novo nascimento.

Eva colocou o nome do primeiro homem e exclamou uma nota de gratidão ao SENHOR pelo Seu auxílio. Caim foi o primeiro a nascer e o primeiro a matar (o próprio irmão, Abel). A Bíblia diz que Caim saiu da presença do SENHOR. Para consolo de Eva, Deus lhe concedeu mais um filho, Sete. Das entranhas de Eva procederam todas as nações da terra, pessoas que amam e obedecem a Deus e pessoas que se afastam e vivem longe de Deus. Temos o privilégio de nascermos da carne e também do espírito.

“Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.” João 3:5-6

📖 2 CORÍNTIOS 11:3

“O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.” 2 Coríntios 11:3

Comentário → Precisamos estar vigilantes e sermos mais conhecedores da Palavra, para não sermos enganados e perdermos nossa comunhão com Jesus. Se cairmos, precisamos nos despir das vestes da vergonha e pedir perdão a Deus, que é misericordioso para nos perdoar e restaurar.

📖 1 TIMÓTEO 2:11-15

v. 11-13 “A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva.”

Comentário → A mulher é facilmente guiada pelo que ouve, devido a audição ser o sentido mais aguçado. Por esse motivo, precisa estar atenta ao ensino do homem que é submisso a Deus, para não ser enganada e induzir outros ao erro. A mulher não pode tomar do homem essa responsabilidade. Uma atitude aceitável e inteligente é quando a mulher ora para Deus dar mais visão, poder, autoridade e sabedoria ao homem que a conduz e instrui.

Observação importante: É inegável que Deus tem levantado mulheres para o crescimento do Reino, desde que estejam debaixo da benção de seus líderes elas podem falar, evangelizar e compartilhar o que Deus tem feito por elas. O homem que se submete a Deus reconhece quando Deus levanta uma mulher para benefício do Reino dEle. É importante observar que homens ou mulheres que se exaltam, que deixam o orgulho entrar em cena, tornam-se inaptos ao ensino.

v. 14 “E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.”

Comentário → Aqui o versículo expõe o modo como o homem e a mulher pecaram: Eva pecou às cegas, comeu o fruto proibido porque foi enganada pela serpente, quando ela ofereceu o fruto ao marido, Adão comeu de olhos abertos, sabia o que estava fazendo.

v. 15 “Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos – se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.”

Comentário → Segundo Champlin, “A interpretação correta é aquela que diz que as mulheres, apesar de terem sido amaldiçoadas a um parto doloroso (ver Gên. 3:16), estando debaixo do juízo divino por suas transgressões, ainda assim são passíveis de salvação. E sua «esfera» de redenção depende do cumprimento de seus deveres legítimos, que Deus lhe atribuiu, isto é, no lar, e não fora do mesmo, envolvendo-se ela na observância e no desenvolvimento das virtudes cristãs normais, como a fé, o amor, a santidade e a modéstia.” (CHAMPLIN, 2001).

📝 Respostas do Questionário

1. História de Eva:

CRIAÇÃO:
Deus trouxe todos os animais para Adão nomeá-los. Para cada espécie havia o macho e a fêmea que se correspondiam, entretanto não se encontrou uma correspondente para o homem. Deus, então, declarou que faria alguém que lhe correspondesse e auxiliasse, porque não era bom o homem estar só. Deus tirou uma costela do homem e criou uma mulher. O homem e a mulher formam uma só carne.

QUEDA:
Eva estava no Jardim do Éden, sabia que não podia comer do fruto da Árvore do Bem e do Mal, mas ouviu o que a serpente falou, olhou para o aparente sabor agradável da árvore, para a beleza externa do fruto e para a promessa de que teria o mesmo conhecimento que Deus tinha, comeu o fruto proibido e ainda ofereceu ao marido (Adão comeu sabendo qual fruto era aquele).

REMISSÃO:
A mulher foi justa e severamente punida por Deus: dor na conceição e submissão ao marido. Mas, também reteve a esperança da promessa de um, nascido de mulher, derrotar a serpente. Depois de conceber seu 1º filho, reconheceu a ajuda de Deus em ter um filho homem. Eva teve muitos outros filhos e filhas, mas a Bíblia cita apenas o nome de 3 deles: Caim, Abel e Sete.

2. Local em que Eva morava na época e o país na atualidade:

ANTES DA QUEDA:
O Jardim do Éden não possui localização bem definida, a Bíblia afirma que era banhado por 4 rios (Gn 2:10-14), dos quais somente 2 ainda existe, os rios Tigre e Eufrates. Esses rios irrigam os países do Iraque, Irã, Turquia e Síria. Essa informação nos dá uma ideia sobre a localização do Jardim. O Jardim do Éden tinha um acesso ao oriente e passou a ser guardado por um querubim e por uma espada flamejante ao redor, para guardar a Árvore da Vida. O local foi destruído depois do dilúvio.

Rio Tigre

Rio Eufrates

DEPOIS DA QUEDA:
Adão e Eva foram expulsos do Jardim e passaram a morar nos arredores do Éden. Alguns acreditam que esse lugar foi a Mesopotâmia, o berço das civilizações. Hoje esse território pertence ao Iraque.

3. Significado do nome de Eva:
Em hebraico (חַוָּה) Havvah (transliterado “Chavá”), Eva, significa “Vivente”, “Mãe da Vida”, conforme falou Adão, ela se tornou a mãe de toda a humanidade.

4. Vida cotidiana:

  • Papel nas Escrituras → Primeiramente o papel de Eva era de ser a companheira de Adão, co-auxiliadora nas tarefas do lindo Jardim onde moravam e mãe. Com a queda, Eva teve que submeter seus desejos a Adão, se tornou dominada por ele e se tornou mãe concebendo filhos com dores.

  • Posição Social → Eva foi a 1ª dama do planeta terra e a mãe de toda a humanidade.

  • Tarefas Diárias → Pelas palavras do SENHOR, descritas em Gênesis 3:17-19, eles se tornaram agricultores depois da queda. A tarefa de Eva estava subordinada à que seu esposo lhe indicasse. Adão provia os ingredientes e Eva  preparava o prato. Ela também estava responsável de cuidar dos filhos, prover água e manter o lar confortável. Devemos nos atentar ao fato de que apesar de àquela época não haver as tecnologias e conforto de hoje, Adão e Eva foram tutoreados pelo próprio Deus, portanto se resolviam muito bem.

5. Relacionamentos de Eva:
A primeira pessoa com a qual Eva se relacionou foi com o seu Criador. Depois, ela viu Adão dormindo e viu quando Deus o acordou para apresentá-la a ele. Adão ficou admirado com a beleza de Eva. Era um relacionamento a 3, Deus, Adão e Eva. Depois da queda, o relacionamento entre eles ficou muito difícil, o pecado afastou Eva de Deus e a punição de se submeter ao seu marido gerou conflitos entre o casal. Eva teve filhos e filhas, aprendeu a ser mãe, e os ensinou no caminho do SENHOR.

6. Testemunho de Eva para mim:
Estudando a vida de Eva tenho a impressão de que ela era uma mulher mansa. O modo ingênuo como falou as Palavras de Deus para a serpente (Gn 3:2-3), o modo como mesmo envergonhada respondeu sinceramente a inquisição de Deus (Gn 3:13), e depois de todas as perdas pelas quais sofrera, o modo como humildemente agradece a Deus pelos filhos que lhe dera (Gn 4:1,25), mostrando ainda os resquícios de sua mansidão. Eva me faz lembrar as palavras do Mestre Jesus: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29). A mansidão é realmente um bom testemunho que uma mulher de Deus pode dar.

7. Virtudes de Eva:

🚺 Linda
🚺 Mansa
🚺 Modesta
🚺 Suave
🚺 Boa esposa
🚺 Boa mãe
🚺 Sincera
🚺 Humilde
🚺 Ingênua
🚺 Simples
🚺 Pura
🚺 Quebrantada
🚺 Grata
🚺 Gostava de compartilhar
🚺 Forte, superou suas perdas

🚺 Além de todas essas virtudes, Eva é a mãe de toda a humanidade.

🎶 Sugestão de canção:

O meu orgulho me tirou do jardim,
Tua humildade colocou o jardim em mim”

Música: “Eu quero conhecer Jesus”
Compositor: Alessandro Vilas Boas

✅ Para mais informações sobre Eva CLIQUE AQUI

6 comentários

  1. Pingback: MULHERES COMO EU: Eva – Elisângela Carvalho De Nojoza Aires
  2. Luciane santos · março 1, 2018

    Deus abençoe lindo

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ceição · janeiro 22, 2020

    Lis eu não sabia que você é Assembleiana! Eu tb sou. Irei iniciar esse estudo das mulheres na minha igreja!

    Curtir

    • LisLand · janeiro 27, 2020

      Que alegria! A paz do Senhor!!! Deus abençoe os estudos das irmãs! Um grande abraço

      Curtir

  4. WISLAINE ROSA SANTOS · abril 4

    Que estudo maravilhoso, parabéns que Deus continue usando a sua vida como um canal de bênçãos.

    Curtir

Obrigada por seu comentário! Ele será lido e aprovado em breve.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s