MULHERES COMO EU: Rebeca

O Estudo “Mulheres como eu” foi desenvolvido pelo Ministério Cafezinho da Tarde. Confira as instruções de como realizar esse precioso estudo no site → https://cafezinhodatarde.com/estudos/mulheres-como-eu/

Como Rebeca Deus me inspira a fazer tudo com amor.
Como Rebeca meu estômago se enche de borboletas quando preciso sair de mudança, mas me tranquilizo quando ouço a voz do SENHOR dizendo que está comigo onde quer que eu for.
Como Rebeca me cubro, para que a beleza do meu coração venha antes da beleza física.
Como Rebeca usufruo da benção sem dores concedida por Deus.
Como Rebeca me dirijo ao SENHOR toda vez que estou confusa, e Ele me responde.
Como Rebeca guardo fielmente as palavras do SENHOR no meu coração, mas crendo que Ele vela para cumprir.
Como Rebeca me precipito e quero resolver as coisas à minha maneira, sou perdoada, mas sofro as consequências.
Como Rebeca posso ser uma mulher vibrante e cheia de fé..

📖 Versículos selecionados:

📖 GÊNESIS 22:23

“Betuel, pai de Rebeca. Estes foram os oito filhos que Milca deu a Naor, irmão de Abraão.”

Esta é a apresentação de Rebeca aos leitores da Sagrada Escritura. Desde o versículo 20, a intenção se mostra clara quando o escritor nos apresenta a família e parentesco de Abraão com Rebeca, sua sobrinha e futura nora. As jovens solteiras eram honradas pelo parentesco de seus pais, mulheres casadas, pelo cônjuge.

📖 GÊNESIS 24:15-67

Esses versículos relatam a linda história de amor de Rebeca e Isaque. A história inicia com a apresentação da família de Rebeca. O servo de Abraão, Eliezer, mal havia acabado de orar para encontrar a esposa certa para Isaque, quando Rebeca chega ao poço onde ele se encontrava. A Bíblia destaca as qualidades de Rebeca como uma jovem linda moça, virgem e disposta para o trabalho. Ela não se chegou ao homem, ele se aproxima dela e pede água, Rebeca, muito perspicaz, percebeu que ele estava com uma caravana e oferece água a todos eles com rapidez e eficiência. Como recompensa pelo ato de bondade Rebeca recebeu uma argola e pulseiras de ouro. Eliezer pergunta sobre o parentesco de Rebeca e se em sua casa teria lugar para passarem a noite, ela revela que era da mesma família de Abraão, muito hospitaleira oferece dormida e sem saber a razão de Eliezer estar ali corre para a casa de sua mãe e relata todo os últimos acontecimentos. O irmão de Rebeca, Labão, volta ao poço para levar Eliezer e sua comitiva consigo. Os camelos se alimentaram e os pés dos viajantes foram lavados, antes de jantarem, Eliezer revela o motivo de estar ali: arranjar uma esposa para o filho de seu senhor Abraão. Rebeca era a resposta à oração dele. Rebeca aceita ir com Eliezer, se despede da família e leva sua ama, Débora e suas servas consigo para o novo lar. Depois de algum tempo de viagem, Rebeca contempla Isaque no campo, se cobre com o véu e é levada até ele. Rebeca passou a morar na tenda que era de Sara. A Bíblia diz que Isaque a amou e foi consolado da morte de sua mãe, Sara.

📖 GÊNESIS 25:21-26

Esses versículos nos contam que após 20 anos de casada, Rebeca não havia engravidado. Então, Isaque orou insistentemente até Rebeca engravidar. Rebeca sentiu um movimento anormal em seu ventre, foi até Deus perguntar o que era aquilo. Deus lhe revelou que eram gêmeos e que o caçula seria maior que o nascesse primeiro. Um menino peludo e ruivo nasce primeiro, Esaú, e Jacó nasce segurando o calcanhar do irmãozinho.

📖 GÊNESIS 26:6-11

Uma outra característica de Rebeca nos é revelada: sua beleza. Rebeca era tão bonita que Isaque temeu que o rei Abimeleque o matasse para ficar com ela, por isso, informou que era sua irmã. Um dia o rei os flagrou em carícias maritais, expôs a ambos e declarou que não tinha intenção de tocar neles.

📖 GÊNESIS 27:1-17, 46

Rebeca intervém na benção entregue ao filho primogênito, por causa da resposta de Deus em Gênesis 26:23, no qual Deus havia lhe revelado que o maior serviria o menor. Estratégica e rapidamente, ela bola um plano e consegue fazer com que Jacó, seu filho preferido, recebesse a benção da primogenitura. Essa atitude dela causou um grande conflito na família e lhe trouxe muitas dores de cabeça (Gn 27:46), pois Esaú se vingou de seus pais se casando com mulheres fora do parentesco, se misturando com mulheres ímpias.

📖 GÊNESIS 28:5

Rebeca faz um pedido a Isaque que visava preservar a vida de Jacó e de não deixá-lo se casar com uma cananeia: enviar Jacó para sua terra, em Padã-Harã.

📖 GÊNESIS 49:31

O falecimento de Rebeca não foi registrado na Bíblia. Não sabemos se ela faleceu antes ou depois de Isaque, estudiosos apontam que sua morte ocorreu na amargura com as noras ímpias, antes da volta do seu filho querido. No versículo no tópico, em particular, ficamos sabendo que ela foi sepultada no mesmo lugar que Sara.

Questionário

1. História de Rebeca

Segundo os estudos realizados por Reese (2003), quando Rebeca nasceu, Isaque tinha 20 anos. Sua família, natural de Ur dos Caldeus, agora estava em Harã. Rebeca era neta de Milca e Naor, o irmão de Abraão. Eles eram servos de Deus que viviam em meio a uma sociedade pagã da época. Betuel e sua esposa tiveram um casal de filhos: Labão e Rebeca. Rebeca era uma linda jovem, virgem, rica, tinha uma ama, chamada Débora, e várias servas. Quando encontrou o servo de Abraão, Eliezer, no poço, tinha seus 20 anos, e tinha o costume de carregar água à tarde junto a outras jovens. Ao ser interpelada por Eliezer, ela muito ativa e hospitaleira oferece água para ele e todos os animais sedentos, sem saber que este era o sinal entre Deus e Eliezer da esposa escolhida para Isaque. Muito cuidadosa, ela vai anunciar tudo o que Eliezer lhe falara para sua família. Seu irmão toma a dianteira da situação e trata diretamente com Eliezer. Conversando sobre a partida de Rebeca, ela é chamada para tomar a própria decisão. Rebeca vai com Eliezer, acompanhada de sua ama, Débora e suas servas. Chegando ao destino, em seu coração identifica Isaque e se cobre com o véu. Rebeca fez Isaque tão feliz que ele ficou consolado da morte da mãe, Sara. Rebeca era tão bonita que Isaque agiu semelhante ao seu pai, no mesmo local, Gerar, falou para Abimeleque que Rebeca era sua irmã, mas o rei os flagrou em carícias maritais. Tal como a sogra, Rebeca era estéril, somente 20 anos depois de casados, Isaque contava com seus 60 anos e Rebeca 40 anos, que o SENHOR ouviu a oração de Isaque e ela engravidou de gêmeos. A Bíblia relata que havia muito movimento no ventre, Rebeca, então, consultou ao SENHOR, para saber o que estava havendo. O SENHOR revelou que havia duas nações e que o primogênito seria servo do caçula. No nascimento dos gêmeos bivitelinos, o bebê que nasceu por último, Jacó, estava com a mãozinha agarrada ao calcanhar de seu irmãozinho ruivo e peludo, Esaú, essa foi mais uma prova do que o SENHOR havia revelado. Rebeca guardou fielmente as palavras do SENHOR e não permitiu que Isaque concedesse a benção da primogenitura a Esaú. Então, executou um plano para conseguir que Jacó fosse abençoado em lugar de Esaú. Rebeca conseguiu que Isaque enviasse Jacó a Harã, livrando seu filho de ser morto por Esaú e de que ele se casasse com uma cananeia. Isaque morreu aos 180 anos, mas a Bíblia não revela quando Rebeca faleceu. Flávio Josefo (2004), acredita que Rebeca morreu antes do retorno de Jacó à Canaã. Conforme Gênesis 49:31, Rebeca foi sepultada em Macpela, a sepultura da família de Isaque.

2. Local em que Rebeca morou na época e o país na atualidade

Padã-Harã, lugar de origem de Rebeca, ficava ao noroeste da Mesopotâmia, atual região da Turquia. Ela se dirigiu ao sul de Canaã, para se casar com Isaque, e passou por três das cidades nas jornadas de Isaque: Hebrom, Gerar e Berseba.

Hebrom, foi, posteriormente, conquistada por Calebe, da tribo de Judá, e hoje esse lugar ainda subsiste e é uma cidade do território do Estado de Israel.

Gerar tem sido identificada como Tell Abu Hureyra, e atualmente fica ao norte da Síria.

Berseba, fica ao sul de Israel e é uma das maiores cidades desse Estado.

3. Significado do nome de Rebeca

Do hebraico, seu nome significa “Donzela cuja beleza prende os homens”, “Corda com laço”, “Aquela que une”.

4. Vida cotidiana de Rebeca
  • Papel nas Escrituras: Rebeca foi a 2ª matriarca da nação de Israel. Para tanto, ela desempenhou o papel de esposa, mãe e serva de Deus.

  • Posição Social: Para a sociedade da época, Rebeca era uma princesa peregrina. Isaque era um homem muito rico e ambos receberam a proteção de reis.

  • Tarefas Diárias: Na vida de solteira, Rebeca cumpria tarefas como todas as outras jovens da sua idade, a tarefa destacada nas Escrituras é a de tirar água no poço da cidade no início ou ao final do dia, em um vaso de cerâmica grande, carregado no ombro ou apoiado no quadril. Outras tarefas realizadas pelas mulheres da época era a de ir ao mercado local, limpeza e organização da casa, tratar, fiar e tecer roupas, aprender as tarefas domésticas como preparatório para o casamento. As mulheres casadas cuidavam de seus maridos (higiene, alimentação e deveres conjugais) e quando os filhos chegavam, educava os filhos ensinando tarefas relacionadas a boa convivência no lar.

5. Relacionamentos de Rebeca

DEUS: Jeová

PAI: Betuel

IRMÃO: Labão

AMA: Débora

ESPOSO: Isaque

FILHOS GÊMEOS: Esaú e Jacó

NORAS: Basemate, Ada, Oolibama, Léa e Raquel

PESSOAS ENVOLVIDAS: Naor e Milca eram avós de Rebeca, e Abraão era seu tio-avô.

O relacionamento de Rebeca com Deus é revelado quando ela se apresenta diante de Deus para perguntar sobre sua gravidez e ao guardar firmemente as palavras de Deus.

O relacionamento de Rebeca com a sua família era de submissão e clareza. Ela ajudava nos trabalhos de casa e estava sempre pronta a servir, apesar de ser a única filha moça e muito rica. Rebeca chegou a conhecer seu tio Abraão.

O relacionamento de Rebeca com seu esposo prova que foi uma união feita por Deus. Os dois se completavam. Rebeca era enérgica, enquanto Isaque era plácido. Os dois se amaram durante toda a vida e usufruíram juntos de seu tempo com muitas carícias.

O relacionamento de Rebeca com seus filhos era díspar, ela gostava mais de Jacó que Esaú, porque ele era mais caseiro. Ela favoreceu a Jacó e Esaú se vingou dela lhe dando noras ímpias.

O relacionamento de Rebeca com as noras era muito conflituoso.

6. Testemunho de Rebeca para mim

Rebeca me ensina a ser proativa e a ter energia, amor e boa vontade em qualquer atividade que realizar. Rebeca era uma filha obediente e uma esposa amável, que supria a falta de uma mulher como Sara. Rebeca também me mostra que devo me dirigir a Deus quando não estiver entendendo o que está acontecendo em minha vida, o SENHOR me livra de toda confusão e traz respostas claras para hoje e para meu futuro. Rebeca também me alerta sobre o cuidado a não agir pela minha própria sabedoria ou força, para realizar uma profecia divina, porque Ele mesmo se encarregará de cumpri-la.

7. Virtudes de Rebeca
  • Quando solteira: virgem, disposta, eficiente, bela, hospitaleira, firme, de atitude e corajosa.

  • Quando casada: bela, esposa amável, boa mãe, mulher inteligente, estratégica,  habilidosa e proativa.

REFERÊNCIAS

A BÍBLIA EM ORDEM CRONOLÓGICA: Nova Versão Internacional/edição autorizada da obra de Edward Reese (org.); tradutor Judson Canto (títulos e textos explicativos). São Paulo: Editora Vida, 2003.

BÍBLIA DE ESTUDO DA MULHER DE FÉ: Nova Versão Internacional. Editora Geral: Jean E. Syswerda. Tradução: Cecília Eller. São Paulo: Editora Vida, 2014.

CHAMPLIN, Russell Norman. DICIONÁRIO A-Z. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 6.

CHAMPLIN, Russell Norman. O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO: VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Gênesis. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 1.

GOWER, Ralph. NOVO MANUAL DE USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2002.

2 comentários

  1. Neuma · junho 14

    Parabéns pelo seu excelente estudo sobre Rebeca.. Vou usar com os créditos… Somente uma opinião, se me permite. Não considero astúcia uma virtude, talvez fosse interessante substituir por, iniciativa? rsrs.

    Curtir

Obrigada por seu comentário! Ele será lido e aprovado em breve.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s