MULHERES COMO EU: Rute

Esse 5º estudo faz parte da série “Mulheres Como Eu”, um estudo sobre 24 mulheres da Bíblia, idealizado por Karina Barber. Para mais informação de como participar desse estudo acesse o site do Cafezinho da Tarde.

📖 Versículos selecionados:

📖 Rute 1 – 4

O pequeno livro de Rute, possui apenas 4 capítulos e narra uma grande e bela história de amizade entre Noemi e Rute, uma israelita e uma moabita. O livro se divide em 3 partes:

  1. Tragédia: A família israelita de Noemi busca alimento em Moabe. Chegando lá os 2 filhos de Noemi casam-se com moabitas. O esposo de Noemi e seus 2 filhos morrem.

  2. Luto: Noemi retorna a Israel acompanhada de sua nora Rute, que atestou ser uma serva de Deus. Elas estavam na pobreza e precisavam ser amparadas por alguém. Rute se oferece para trabalhar a fim de sustentar a si mesma e a sogra.

  3. Final feliz: Rute vai trabalhar nos campos de Boaz, que ampara ela e sua sogra, casando-se com Rute. O casal gerou a 1 filho que foi cuidado por Noemi como se fosse seu próprio filho. Boaz é ascendente de Davi e de Jesus, o que tornou Rute parente de Jesus.

Temas interessantes no livro de Rute:

💖 Amizade: A amizade entre Noemi e Rute é um exemplo de amizade entre cristãs. Esta amizade não se deve somente porque eram nora e sogra, mas devido ao coração das duas estarem convertidos ao SENHOR.

💖 Casamento por levirato: Quando um homem casado, morria sem filhos, o irmão dele era obrigado a se casar com a cunhada para que o filho primogênito dela fosse considerado filho do falecido. Uma cerimônia pública era realizada caso o cunhado se recusasse a cumprir sua obrigação, os pés dele eram descalçados, ele era cuspido e envergonhado publicamente, e a casa dele passava a ser chamada de “A Casa do Descalçado” (Dt 25:5-10).

💖 Moabitas: O casamento com estrangeiras era proibido por Deus (Dt 7:3-4) além disso, os moabitas estavam proibidos de entrarem na congregação do SENHOR (Dt 23:3-4), isso porque eles perseguiram Israel e o induziram a adorar seus deuses e a se prostituírem em Peor (Nm 25 e 31:16).

💖 Redenção: O tema mais importante do livro de Rute é a redenção. Boaz comprou as terras de Noemi e se casou com Rute dando prosseguimento à genealogia da família e tirando as duas mulheres da miséria e tristeza. Boaz é uma figura de Cristo, que nos salvou e nos livrou do poder do diabo e do pecado. Nós, somos como Rute e Noemi, que foram redimidas e tiveram a história transformada por causa do amor de Deus.

📖 Mateus 1:5

“E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi”

Rute foi 1 das 5 mulheres alvos da graça divina que compuseram a genealogia de Jesus Cristo. Apesar de Rute ser uma moabita, de não poder se casar com um israelita, de não poder entrar na congregação divina, ela entrou na genealogia mais importante da história. Esse fato serve para mostrar que a salvação oferecida por Deus alcança justamente as pessoas mais desprezadas e sem esperança. Através de Jesus, Deus transforma a história trágica de uma pessoa e dá um final feliz e uma eternidade com Ele na glória.

📝 Questionário

1. História de Rute

A família de Noemi em Moabe (Rt 1:1-5): Elimeleque, Noemi e seus filhos, Malom e Quiliom, saem dos campos de Belém, por causa da fome, para os campos de Moabe. Lá Elimeleque morre, e Malom e Quiliom casam com mulheres moabitas, Rute e Orfa. Passaram 10 anos em Moabe, até que Malom e Quiliom morrem sem deixar filhos.

O retorno de Noemi e a ida da moabita, Rute, para Israel (Rt 1:6-22): Noemi ouve falar que em Belém havia pão, era a época da colheita de cevada, então ela volta acompanhada de sua nora, Rute. O povo da cidade a recepciona com grande alegria, mas Noemi estava amargurada. Eles tomaram conhecimento dos fatos tristes que acometeram a Noemi. Rute se inteira de como sobreviver em Israel e pede permissão para ser respigadora no campo que a permitissem entrar (Dt 23:25, 24:19).

Rute e Boaz (Rt 2 – 4): Caiu por sorte, a Rute, catar as sobras do cereal no campo de Boaz, homem que tinha parentesco com Elimeleque. Noemi traça um plano para tornar conhecido a Boaz sua responsabilidade de remidor. Boaz ciente dos fatos, resolve a questão, casa-se com Rute e Deus lhes concede um filho. O povo da cidade se alegra com a bênção de Noemi através de Rute. Noemi se torna a ama de Obede.

2. Local em que Rute morou na época e o país na atualidade

Rute nasceu em Moabe e depois se mudou para Belém de Judá, em Israel. A distância entre esses dois lugares é de aproximadamente 300 km.

Moabe era o país ocupado pelos descendentes de Ló com sua filha mais velha (Gn 19:37), à leste do Mar Morto. Hoje o local faz parte do território da Jordânia.

Belém Efrata, fica até hoje em Israel, próximo a Jerusalém, é uma antiga cidade, que fazia parte da tribo de Judá, cuja profecia assinalou o nascimento do Messias (Mq 5:2).

3. Significado do nome de Rute

“Companheira”, ou “Amiga da Beleza”, ou “Vistosa”.

4. Vida cotidiana de Rute

Papel nas Escrituras: O papel de Rute nas Escrituras foi um dos mais brilhantes e servem de modelo para as mulheres hoje. Incansavelmente, Rute serviu como esposa, nora e mãe. Sua disposição, humildade e obediência a tornaram uma das mulheres mais famosa da Bíblia.

Posição Social: Era estrangeira, viúva e pobre. Sua fé em Deus não a deixou entrar em depressão, antes a direcionou a um novo patamar. Rute se tornou esposa de um príncipe de Israel.

Tarefas Diárias: Como esposa moabita, Rute cuidava da casa e do esposo e tinha um forte vínculo com sua sogra, dessa amizade ela se converteu ao SENHOR. Como viúva, Rute acompanhou Noemi até Belém numa viagem a pé. Em Israel Rute cuidou de sua sogra, para tanto, ela se deslocava da cidade para a zona rural e trabalhou como respigadeira (mulher que cata as sobras da colheita que foram deixadas pelos ceifeiros no chão). Como esposa de Boaz, Rute cuidava de seu esposo e mais tarde se tornou a mãe de primeira viagem do menino Obede. Noemi a ajudou na tarefa de criar o bebê, se tornando a ama de Obede.

5. Relacionamentos de Rute

DEUS: O Deus de Israel foi apresentado a Rute por Noemi. Rute abandonou seus deuses moabitas e passou a servir unicamente a Deus (Rt 1:16).

FAMÍLIA: Família moabita, descendente do filho de Ló com sua própria filha, Rute abandonou seu pai e sua mãe para cuidar de sua sogra Noemi em outro país (Rt 2:11).

ESPOSO: Malom e Boaz. Malom foi o primeiro esposo de Rute, quando morava em Moabe, um judeu que faleceu antes de gerar um filho. Boaz e Rute tiveram um relacionamento pautado no respeito, nos princípios divinos e com a benção dos anciãos e mulheres de Judá se casaram. Dessa união Deus concedeu 1 filho, chamado Obede.

FILHO: Obede, avô de Davi. Único filho de Rute e Boaz, cuidado pela ama Noemi.

PESSOAS ENVOLVIDAS: Elimeleque, sogro de Rute (Rt 1:1-2,5); Malom, cunhado de Rute (Rt 1:2,4; 4:10); Orfa (Rt 1:4,14,15; 4:10); o parente Remidor (Rute 3:12; 4:1); o povo de Belém (Rute 1:19); 10 anciãos de Belém (Rute 4:2,11e12); as mulheres de Belém (Rute 4:14).

6. Testemunho de Rute para mim:

Rute deixou um legado de fé, esperança e humildade. Ela é prova de que Deus cuida de todo aquele que atesta servi-lo. Deus abençoou Rute, mesmo sem ela ter expectativas de receber algo da parte dEle, isso porque ela o servia sem exigir nada em troca. Deus honrou sua fidelidade e despretensão cercando-a de cuidados, ajudando-a nos momentos mais difíceis e colocando-a em posição de destaque diante de todo o Israel.

7. Virtudes de Rute:

  • Simples
  • Misericordiosa: Se apegou à sogra (Rt 1:14)
  • Firme: estava de todo resolvida (Rt 1:18)
  • Cheia de fé: escolheu ser do povo de Israel e servir ao seu Deus (Rt 1:16-17)
  • Tinha iniciativa: Se inteirou de como trabalhar em Belém (Rt 2:2)
  • Submissa: Pediu permissão para trabalhar no campo a Noemi (Rt 2:2)
  • Esperançosa: acreditava que alcançaria favor de alguém (Rt 2:2)
  • Modesta: Não esperava grandes coisas (Rt 2:10)
  • Humilde: Se prostrou diante de Boaz (Rt 2:10)
  • Grata: Agradeceu ao seu benfeitor (Rt 2:13)
  • Generosa: Guardou o alimento que havia recebido de Boaz e repartiu o ganho do que havia colhido no campo com Noemi (Rt 2:18)
  • Obediente: obedeceu a tudo que Noemi lhe falou (Rt 3:5)
  • Prudente: saiu da eira antes que alguém a visse (Rt 3:14)
  • Amorosa: “tua nora que te ama […] te é melhor que sete filhos.” Rute 4:15

PARA MAIS SOBRE RUTE:

5 comentários

  1. Dina Cardoso · janeiro 14, 2019

    Esse estudo eu amei e vou levar pra minha geração de mulheres que vai se chamar ( geração de Rute), agradeço a Deus

    Curtido por 1 pessoa

  2. sheilaaquino · abril 30, 2019

    Que estudo maravilhoso. Só deixo uma pequena observação: o marido de Rute foi Malom, segundo RT 4,10. Parabéns pelo abençoado estudo.

    Curtido por 1 pessoa

    • LisLand · abril 30, 2019

      Obrigada pelo aviso, amada!!!

      Curtido por 1 pessoa

    • Angela · setembro 16, 2019

      Boa tarde. Mas foi citado no estudo Malom como sendo o primeiro esposo de Rute.

      Curtir

      • LisLand · setembro 22, 2019

        Vou publicar uma errata para corrigir o erro, Angela. Muito obrigada.

        Curtir

Obrigada por seu comentário! Ele será lido e aprovado em breve.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s