MULHERES COMO EU: Raabe

Esse 10º estudo sobre Raabe faz parte da série “Mulheres Como Eu”, um estudo sobre 24 mulheres da Bíblia idealizado por Karina Barber. Para mais informação de como participar desse estudo acesse o site do Cafezinho da Tarde.

📖 Textos bíblicos:

📖 Josué 2:1-24 narra o encontro de Raabe, uma prostituta de Jericó, a cidade que seria destruída, com os dois espias israelitas, narra também a proposta e proteção feitos em ambas partes.

📖 Josué 6:17-25 relata como Raabe, Josué e os dois espias cumpriram a parte no acordo e nos mostra como Deus milagrosamente preservou a casa do cordão escarlate pendurado na janela.

📖 Mateus 1:5 registra o nome de Raabe na genealogia de Jesus Cristo.

📖 Hebreus 11:31 assinala o nome de Raabe como uma heroína da fé.

📖 Tiago 2:25 cita o feito de Raabe para mostrar como as obras dela, acompanhada da fé, a justificaram diante de Deus.

Questionário

1. História de Raabe

Raabe foi uma prostituta cananeia, que ao ouvir sobre os grandes feitos do Deus de Israel se converteu a Ele em seu coração. Providencialmente, os dois espias enviados secretamente por Josué, chegou à sua casa. Ela os protegeu, ajudou e firmou uma aliança com o povo de quem seu povo era inimigo. A aliança consistia em que Raabe não delatasse os espias, que trouxesse toda sua família à sua casa e que estendesse o cordão escarlate como sinal da casa que não deveria ser tocada pela espada. Deus milagrosamente salvou a Raabe e toda sua família. Todo o muro caiu, somente a casa com o cordão escarlate ficou de pé. Raabe foi integrada à nação israelita de uma forma maravilhosa, ela de casou com o príncipe da tribo de Judá, concebeu Boaz, foi a bisavó do rei Davi, e por fim, foi ascendente de Jesus.

2. Local em que Raabe morou na época e o país na atualidade

Natural de Jericó, essa cidade foi totalmente destruída na época da conquista da terra pelos israelitas. Josué lanço uma maldição para aquele que a reconstruísse (Js 6:26), o filho primogênito morreria na fundação e o caçula no término da reconstrução. Cerca de 500 anos depois da profecia Hiel reconstruiu Jericó a preço dos seus dois filhos, Abirão, o primogênito, e Segube, o caçula (1 Rs 16:34). Hoje Jericó ainda existe e há também escavações que revelaram importantes descobertas da cidade mais antiga do mundo.

Raabe viveu o restante dos seus dias com o povo de Israel, por ter se casado com um príncipe de Judá, foi lá que fixou residência, após a conquista da terra. Judá hoje corresponde a parte sul do atual país de Israel.

3. Significado do nome de Raabe

Os significados no hebraico variam entre “Tempestade”, “Ferocidade”, “Arrogância”. Em grego a palavra que descreve Raabe é porne, que significa “meretriz”.

4. Vida cotidiana de Raabe

• Papel nas Escrituras: Salvou a si mesma e a sua família da destruição e morte, consequentemente, se tornou um exemplo de fé a ser seguido por todas as estrangeiras que professam sua fé no Deus dos judeus.

• Posição Social: Ela era uma prostituta, após ser inserida na comunidade de Israel, ela se casou com um príncipe e passou a ser exemplo de fé e da graça de Deus. Seu nome está listado em Hebreus 11, como uma heroína da fé.

• Tarefas Diárias: Antes de se tornar uma filha de Abraão, ela executava tarefas domésticas comuns, como cozinhar, fazer tecido de linho, coser, tudo com recursos adquiridos das noites de orgia. Depois de ser inserida na comunidade de Israel, ela se casou e passou a ser sustentada pelo esposo, Salmon. Cuidava da casa, alimentação e dos filhos.

5. Relacionamentos de Raabe

DEUS: Ela creu e temeu a Deus.

ESPOSO: Salmon, um príncipe de Judá, a fez experimentar o verdadeiro amor.

FILHO: Boaz, um homem valoroso tal como seu pai.

PESSOAS ENVOLVIDAS: Os pais e irmãos de Raabe não tem seus nomes registrados; Josué; dois jovens espias, soldados do rei de Jericó.

6. Testemunho de Raabe para mim:

A fé e temor de Raabe ao único Deus Salvador e galardoador, me instigam a me aliar do lado certo, mesmo quando todos estiverem na oposição.
Posso usar minha criatividade e eficiência para resolver situações em tempos de crise.
Preciso acreditar que Deus perdoa o pior dos meus pecados por Sua graça.

7. Virtudes de Raabe:

  • Inteligente

  • Estratégica

  • Mulher de fé

  • Confiança

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BÍBLIA DE ESTUDO DA MULHER DE FÉ: Nova Versão Internacional. Editora Geral: Jean E. Syswerda. Tradução: Cecília Eller. São Paulo: Editora Vida, 2014.

CHAMPLIN, Russell Norman. DICIONÁRIO A-Z. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 6.

CHAMPLIN, Russell Norman. O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO: VERSÍCULO POR VERSÍCULO: Josué. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol 2.

Obrigada por seu comentário! Ele será lido e aprovado em breve.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s