A Garota de Provérbios 31

Elodie
A Bíblia é o Manual do cristão. É nela que encontramos os padrões de Deus: perfeitos e imutáveis. Dentre os versículos que prescrevem a conduta de uma mulher que agrada a Deus certamente os versículos de Provérbios 31 são os mais conhecidos e também os mais desafiadores. Um padrão alto, exigente, mas que descreve como uma garota de Deus deve e pode ser. O melhor de tudo é que o próprio Deus gera todas essas qualidades em nós, Ele mesmo nos ajuda e aperfeiçoa.

Encontrei no blog “daughter by design” uma lista bem prática de Provérbios 31 para as jovens solteiras aplicarem em sua vida. Gostei e adaptei, dá uma conferida:

Provérbios 31

Qualidades

Aplicação

10 – Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

Valorosa

Eu sei reconhecer o meu valor.

11 – Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.

Confiável

Escolho viver corretamente, por isso as pessoas confiam em mim.

12 – Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.

Benigna, bondosa

Procuro fazer o bem, mesmo quando me fazem o mal.

13 – Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.

Trabalhadora

Trabalho duro sem reclamar porque faço com amor.

14 – Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.

Criteriosa, selecionadora

Procuro e seleciono o que é bom para mim.

15 – Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas às suas servas.

Autodisciplinada

Acordo cedo. Tenho o meu tempo da manhã com Deus. Preparo-me para o dia, não só fisicamente, mas espiritualmente também.

16 – Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.

Boa administradora

Crio um orçamento mensal e cumpro. Não desperdiço meu dinheiro.

17 – Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos.

Ativa

Eu me exercito e como alimentos mais saudáveis ​​(força física).

 Leio a Bíblia e oro (força espiritual).

18 – Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite.

Empreendedora

Estou disposta a realizar atividades, mesmo que para isso tenha que perder algumas noites de sono.

19 – Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca.

Participativa

Coloco a mão na massa.

20 – Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.

Generosa, altruísta

Tenho um coração de serva. Doo meu tempo, energia e finanças para quem precisa.

21 – Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos.

Cuidadosa

Cuido de meus familiares e estou disposta a prover suas necessidades, dentro das minhas possibilidades.

22 – Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.

Elegante

Não descuido da minha aparência, mesmo nos dias ruins.

23 – Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra.

Discreta, respeitável

Meu bom comportamento traz honra para minha família.

24 – Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes.

Criativa

Aprendo trabalhos manuais, mesmo que o início seja um desastre.

25 – A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.

Otimista, confiante

Tenho uma atitude positiva 🙂 sempre!

26 – Fala com sabedoria e ensina com amor.

Sábia, encorajadora

Não fofoco ou perco tempo falando de coisas inúteis.
Incentivo os outros com as minhas palavras.

27 – Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.

Organizada, diligente

Mantenho minhas coisas em ordem.

28 e 29 – Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:
“Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”.

Reconhecida pelo que é, amada

Não busco reconhecimentos; quem convive comigo me elogia.

30 – A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.

Temente a Deus.

Cuido do meu coração e da minha vida espiritual. Vivo de maneira que honre a Deus.

31 – Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.

Humilde

Recebo elogios sem que eles me subam à cabeça.

Tabela traduzida e adaptada do artigo: Becoming: Proverbs 31 Girl 

Leia o livro “Bela aos Olhos de Deus para Mulheres Jovens“, de Elizabeth George, que discorre sobre Provérbios 31 para as solteiras. Aqui o 1º Capítulo -> bela_aos_olhos_de_deus_jovem_1-cap

Bela_aos_olhos_de_deus_para_jovens

Obrigada por seu comentário! Ele será lido e aprovado em breve.