As Jornadas de Sara

Em novembro de 2023, eu tive a honra de escrever para a revista do V Congresso de EBD da ADEFS sobre uma mulher da Bíblia. Segue o artigo na íntegra:

“E fez as suas jornadas…” Gn 13:3

A Bíblia nos dá a possibilidade de acompanharmos Sara em suas jornadas ladeada por seu esposo Abraão. Mapeando os seus passos por meio dos versículos sagrados, descobrimos como a fé dessa heroína a impulsionou até a linha de chegada e como podemos imitá-la.

Charles H. Spurgeon (2022, pág. 41), em seu sermão “As filhas de Sara”, assevera que a excelência da fé de Abraão e de Sara deveu-se ao “intercâmbio mútuo”. Um aperfeiçoava o outro na fé contando sempre com a presença, a orientação e as promessas de Deus. A primeira jornada de Sara, então, nos é revelada: a jornada como esposa.

1ª Jornada: Sara caminhou exemplarmente como esposa

A primeira menção a Sara em Gênesis é justo citando seu nome como a esposa do patriarca (Gn 11:29). As características mais marcantes de Sara como esposa exemplar são ressaltadas nas Escrituras Sagradas. Sara era uma esposa:

  • Compatível com seu esposo na espiritualidade (Hb 11:11), no status social (Gn 20:12), nos quesitos: físico (Gn 12:11) e cultural (Gn 11:29, 31);
  • Submissa e respeitosa ao seu esposo (1 Pedro 3:5, 6);
  • Confiante em Abraão, seja na direção recebida por Deus de se tornarem peregrinos (Hb 11:8, 9), seja na confiança de que seu esposo retornaria vencedor das batalhas contra reis (Gn 14:17), ou ainda em concordar com o esposo na ação quanto aos reis que a cobiçassem (Gn 12:13; 20:16);
  • Sensata para trazer questões difíceis para seu esposo resolver (Gn 16:5; 21:10, 12).

Contados os anos de casados, a partir de quando o casal saiu de Harã até a morte de Sara (Gn 12:4; 23:1), somam-se 62 anos. Eles ultrapassaram as comemorações da famosa Bodas de Diamante. Eis aí o segredo para um casamento duradouro e feliz: um casal cristão deve permitir que o caráter de ambos sejam moldados pela fé no Senhor, imbricados um ao outro e em Deus.

As jornadas de Sara continuam nos dando lições. A segunda delas que podemos destacar é a jornada como mulher de beleza perene.

2ª Jornada: Sara atravessou com beleza e graça as diferentes fases da vida

O fato de Sara beirar os 90 anos de idade e ainda ser cobiçada por reis, como Abimeleque, é aparentemente incomum. Aos olhos humanos Sara era tão bela que somente poderia estar na posição de rainha, tamanha sua beleza. Aos olhos de Deus Sara era bela por adornar seu espírito com a mansidão e quietude (1 Pe 3:4). O desconforto das peregrinações, a vida modesta em cabanas e as provações da longa espera por um filho não foram capazes de desfigurá-la, antes, realçaram sua beleza. Dessa forma, podemos listar alguns passos para seguirmos Sara nessa jornada de beleza:

  • Priorizar a busca por adornos que são preciosos para Deus no devocional diário – Essa atitude irradiará beleza de dentro para fora (Sl 16:11; Pv 15:13);
  • Não negligenciar o autocuidado espiritual, emocional e físico – As pessoas e as causas que o Senhor nos confiou receberão melhor nossos cuidados quando nos importamos conosco mesmos (Mt 22:37-40);
  • Reservar dias de descanso e descansar no Senhor enquanto trabalha – Suportaremos e venceremos os dias difíceis com tranquilidade quando nosso corpo, coração e mente estão descansados no Senhor (Sl 91:1; 37:7).

Pela fé, Sara viveu o extraordinário nos dias ordinários. Pela fé, Sara foi envolvida no propósito que o Senhor tinha para ela. As jornadas de Sara têm a fé como jornada principal e paralela a todas as demais. Aprendamos com Sara a nos mover por fé.

3ª Jornada: Sara triunfou na fé que frutifica

“A fé é a certeza daquilo que esperamos” e a “convicção de coisas que não vemos.” (Hb 11:1 – parte a NVI, 2003; parte b NVT, 2016). Até compreender toda a promessa de Deus e o significado em toda sua extensão, tal como ser a matriarca do povo escolhido para gerar o Salvador do mundo, Sara passou por um duro processo que a firmou no fundamento da fé.

É verdade que Sarai usou a barriga de aluguel da escrava egípcia acreditando que daria a Abrão o almejado filho (Gn 16:2). Mas, isso lhe custou o sofrimento de ser menosprezada por sua serva e mais tarde o de presenciar Ismael zombando de Isaque. É verdade também que por temor, Sara não reconheceu diante do Senhor que havia rido consigo mesma quando descartou a possibilidade de ter filhos com Abraão devido à idade avançada de ambos. Todavia, quando ela creu na fidelidade do Senhor ela colheu os frutos da fé por gerações até os nossos dias.

Deus agiu na impossibilidade física, na vulnerabilidade emocional e no quebrantamento espiritual de Sara ativando sua fé, da mesma forma que pode agir em nós, se o permitirmos. As promessas e palavras do Senhor devem se fixar em nosso ser tal qual Sara fez, desta forma compreenderemos a magnitude do papel que exercemos no mundo como pessoas tementes Deus.

Quando não soubermos qual próximo passo dar, podemos buscar ao Senhor e Ele nos direcionará sobre o que devemos fazer: prosseguir, retornar ou esperar. Sara prossegue na jornada da fé ainda que tendo muito a esperar. A quarta e última jornada de Sara elencada aqui é a mais longa e também muito significativa para nós: a jornada como mãe.

4ª Jornada: Sara trilhou uma maternidade ainda mais excelente

Foram mais de seis décadas à espera por um filho, e, após a menopausa e o milagre de conceber na velhice, Sara ainda pôde desfrutar da companhia de Isaque por quase quatro décadas.

A gestação de Sara pela virtude do Senhor (Gn 21:1,2; Hb 11:11) é um mistério maravilhoso que nos foi revelado por Paulo em sua carta à igreja de Gálatas: Sara representa a Jerusalém celestial e os seus filhos são gerados pelo Espírito Santo (Gl 4:26-29). Sara é chamada de mãe de nações (Gn 17:16) e figurativamente nomeada por Paulo como mãe de todos nós (Gl 4:26). Enquanto era estéril, Sara esperou entoando alegres cantos e bradando de júbilo, pois pela fé ela contemplou os filhos que amamentaria (Gn 21:7; Is 54:1; Gl 4:27). Sara é a mãe biológica de Isaque e a matriarca espiritual de todos os que creem em Jesus Cristo e o confessa como Salvador e Senhor.

Assim como ela contribuiu na formação do caráter e da espiritualidade de Isaque, assim nos ensina como desenvolver e frutificar na fé perseverante. Conforme as palavras do próprio Deus, registradas em Gênesis 18:19, são três os ensinos que Abraão e Sara transmitem aos seus filhos:

  • Guardar o caminho do Senhor;
  • Agir com justiça e juízo;
  • Alcançar a herança eterna por meio da obediência.

As jornadas de Sara deixaram rastros que marcaram a história não só dos israelitas, como também da nossa, gentios alcançados pela graça. As palavras do profeta Isaías ainda ecoam com sua recomendação de seguirmos o exemplo de fé da matriarca da fé, Sara, da qual temos filiação (Is 51:2; Gl 4:26; 1 Pe 3:6), enquanto fazemos as nossas próprias jornadas ao lado e sob a direção do Senhor Jesus.

Referências Bibliográficas:

A Bíblia em Ordem Cronológica: Nova Versão Internacional/edição autorizada da obra de Edward Reese (org.); Tradução: Judson Canto (títulos e textos explicativos). São Paulo: Editora Vida, 2003.

Bíblia De Estudo Aplicação Pessoal: Versão Almeida Revista e Corrigida. Ed. 1995. São Paulo: CPAD, 2010.

Bíblia De Estudo Da Mulher De Fé: Nova Versão Internacional. Editora Geral: Jean E. Syswerda. Tradução: Cecília Eller. São Paulo: Editora Vida, 2014.

Bíblia Sagrada: Nova Versão Transformadora. 1. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2016.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado: Versículo por Versículo: Dicionário A-Z. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 6 e 7

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado: Versículo por Versículo: Gênesis. São Paulo: Hagnos, 2001. Vol. 1

MACARTHUR, John. Doze Mulheres Notáveis: Como Deus Formou Mulheres da Bíblia e o que Ele quer Fazer com Você. Traduzido por Elizabeth Stowell Charles Gomes. 2. Ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.

SPURGEON, Charles Haddon. Sermões sobre Mulheres da Bíblia: Antigo Testamento: Sara e suas Filhas – Sermão nº 1633. Tradução: Elisa Tisseranti de Castro. Curitiba/PR: Publicações Pão Diário, 2022.

Lis Daiane Lima Neiva Almeida é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, pós-graduada em Estudos Literários e Linguísticos, graduada em Pedagogia e em Letras Vernáculas, vice-coordenadora geral da Escola Bíblica Dominical em Feira de Santana – BA e professora do Ensino Fundamental II na rede privada de ensino.

Obrigada por seu comentário! Ele será lido e aprovado em breve.