Mulheres da Bíblia: Hogla, a filha de Zelofeade (N° 3)

Este conto foi inspirado na bela história escrita em Números 27 e 36. Esse post é a terceira sequência de histórias sobre as filhas de Zelofeade, dessa vez Hogla protagoniza a cena. O primeiro conto foi sobre Macla, o segundo sobre Noa. Boa leitura!

Hogla Filha de Zelofeade

— Hogla, é de livre e espontânea vontade que você aceita Amom como seu legítimo esposo?
Ela sorriu com os lábios, olhou diretamente para os olhos castanhos daquele que havia escolhido para ser seu esposo e respondeu:
— Sim.

A luz suave do sol iluminava todo o ambiente, que estava bem arejado. As flores do campo estavam estrategicamente dispostas não somente para adornar, mas para levar a fragrância por todo o recinto. Os assentos permitiam que os convidados tivessem uma visão clara dos noivos.
Amom virou-se para sua noiva com um largo sorriso que exprimia toda a felicidade do mundo, estendeu as mãos para Hogla e os dois permaneceram de mãos dadas. Hogla anotara mentalmente cada detalhe de seu noivo, prestara atenção em cada promessa feita por ele com o coração jubiloso, ela o conhecia bem, sabia que não eram palavras vazias, a palavra de Amom era zelada como sua própria honra. Ela admitia não ter o coração mole, mas cada gesto e palavras dele a tocavam profundamente. Hogla se sentia amparada por Deus, estava rodeada por sua família e tinha o amor do homem que mais admirava.

O celebrante era ninguém menos que Heleque, pai de Amom, tio de Hogla e cabeça de seu clã, um príncipe em Israel.
— Aqui estão Hogla e Amom. É sabido de todo o Israel a ordem específica do SENHOR para as filhas de nosso saudoso sobrinho Zelofeade, que elas se tornariam herdeiras de suas próprias terras, na tribo de Manassés, e também que escolheriam para si varões de seu próprio agrado, contanto que estes pertencessem ao mesmo clã da tribo de seu pai.

Os convivas se olhavam com ternura e emoção, admirados da proximidade e interesse demonstrados por Deus a eles. Entre eles estavam as irmãs da noiva: Macla acompanhada de Esrom, seu esposo, e filhos; Noa estava ladeada por seu esposo Israim, a protuberante barriga dela anunciava o primeiro filho deles; juntas Milca e Tirza, emocionadas com a cerimônia, seguravam lencinhos para limpar as insistentes lágrimas.

Heleque continuou o discurso:
— E coube aos valorosos manassitas conquistarem os corações das belas filhas de Zelofeade. Hogla, você escolheu muito bem, pois não está se casando com um homem fora de sua tribo, está honrando a Deus com essa escolha e o SENHOR está te abençoando com um homem que a ama e que prometeu cuidar de você. De agora em diante você tem o dever de usar sua sabedoria em obediência a Amom. ‒ Olhando para Amom, Heleque disse: Amom, meu filho, você é privilegiado pelo Eterno por cumprir o mandado do SENHOR, que o amor enraizado em seu coração por Hogla se fortaleça cada dia mais e daí produza muitos frutos.

A mãe e os irmãos de Amom afirmavam com a cabeça em sinal de aprovação. Heleque olhando para a plateia convoca todos a se levantarem:
— Estendemos pois, agora, nossas mãos aos Céus, suplicantes ao abençoador que estabeleça essa nova família fazendo-a crescer e se multiplicar sobre a terra que o SENHOR tem nos prometido.
Todos os presentes se colocaram de pé, estenderam as mãos aos céus e cada um deles fez uma prece de bençãos aos noivos. Heleque finalizou a oração com a benção de Israel e olhando para os noivos disse:
— Conforme as vossas declarações, com a benção de Deus e diante das testemunhas aqui presentes, eu vos declaro marido e mulher. Agora vocês serão uma só carne. Amom pode beijar sua esposa.

Amom afastou o delicado véu de sua esposa, tomou o rosto dela em suas mãos e beijou respeitosamente a testa de Hogla.

Leia os contos seguintes:
Mulheres da Bíblia: Milca, a filha de Zelofeade (N° 4)

Mulheres da Bíblia: Tirza, a filha de Zelofeade (N° 5)

Clique no link para ler ou baixar os 5 contos em PDF:

As Filhas de Zelofeade – PDF

4 comentários

  1. Rute · outubro 31, 2015

    Que romântico, a saga das filhas de Zelofeade na sua versão Lis! Bravo!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ellen · novembro 7, 2015

    Lindo!!! Muito boa a série!
    Bjão Lis!!

    Curtir

Obrigada por seu comentário! Ele será lido e aprovado em breve.