Mulheres da Bíblia: Macla, a filha de Zelofeade (N° 1)

Este conto narra a primeira história das filhas de Zelofeade que está escrita em Números 27 e 36. Macla, a mais velha das irmãs, protagoniza a cena. Boa leitura!

Macla

Macla tinha uma visão ampla de todo o seu povo reunido às margens do Rio Jordão. Diante da Tenda do Encontro se destacava a figura imponente do ancião Moisés. Ele estava ladeado pelo sacerdote Eleazer e pelos príncipes de Israel, em ordem do maior para o menor. Eles traziam em suas mãos os números do recenseamento de suas tribos.

Macla e suas irmãs estavam um pouco mais agitadas que o costume. Elas teriam uma grande responsabilidade a assumir diante toda a congregação.

O sorriso tranquilizador para suas irmãs não aliviou a sua própria ansiedade. Quando o censo da tribo de Manassés começou a ser lido, Macla sinalizou para suas irmãs, elas estavam prontas.

— Os descendentes de Manassés…

Cada pai, cada filho foi citado e a genealogia parou ao citarem o nome de seu falecido pai.

— Zelofeade teve apenas filhas…

Prontamente as cinco mulheres de mãos dadas caminharam em direção a Tenda do Encontro.

— …Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza.

Elas se aproximaram dos líderes, respeitosamente fizeram reverência. A leitura foi silenciada. Então, Macla levantou a cabeça olhando diretamente para Moisés, suas irmãs fizeram o mesmo. As mãos dela tremiam um pouco, mas sua voz soou firme:

— Senhor, nosso pai ansiava receber a sua parte da herança, mas faleceu no deserto. Ele não fez parte da rebelião de Corá, mas morreu pelo seu próprio pecado. Ele não teve filho homem, somente filhas como o senhor pode ver. Não queremos que o nome dele seja apagado de nosso clã e muito menos desejamos ficar sem a herança que lhe seria por direito. Pedimos que nos dê a herança que pertenceria ao nosso pai.

Moisés ouviu atentamente cada palavra, a sabedoria em seu olhar brilhava enquanto considerava a questão, mas não pronunciou palavra alguma. Ele suspirou brevemente sinalizando que esperassem. Elas obedeceram prontamente e esperaram. Moisés entrou na Tenda do Encontro. No momento em que o povo viu a coluna de nuvem descer à porta da Tenda cada um começou a adorar a Deus prostrados.

Quando Moisés retornou trazia um sorriso de aprovação. Ele se dirigiu onde as requerentes o aguardavam e falou:

— Filhas de Manassés, as palavras do SENHOR foram: “As filhas de Zelofeade têm razão. – O coração de Macla bateu mais forte. – Você deve dar a elas posse da propriedade entre seus parentes e passará a herança que o pai receberia.”

Levantando as mãos Moisés proclamou para todo o povo:

— Todo o Israel ouça as Palavras do SENHOR a respeito desse negócio: “Quando um varão morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha. E, se não tiver filha, então a sua herança deve ser dada a seus irmãos. Porém, se não tiver irmãos, então a sua herança deve ser passada aos irmãos de seu pai. Se também seu pai não tiver irmãos, então dê a herança a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito.”

Enquanto davam prosseguimento à leitura, as cinco se abraçaram felizes. Deus não as havia desamparado.

— …Estas são as famílias de Manassés; totalizando 152.700 pessoas…

Após a leitura do censo de cada tribo a divisão das terras começou. Todo o povo estava atento para o sorteio de sua herança conforme a ordem do SENHOR Yahweh. Os nomes das filhas de Zelofeade ficaram inscritos para receberem um quinhão cada uma.

Ao final do sorteio o príncipe de Manassés, Haniel, filho de Éfode, acompanhado pelos principais de sua tribo, se colocou diante de Moisés com um novo questionamento:

— Senhor, da mesma forma que o nosso SENHOR Yahweh ordenou que distribuísse as terras da herança por sorteio ao povo de Israel, meu SENHOR ordenou que desse a herança de Zelofeade, nosso irmão, às filhas dele. Mas, se elas se casarem com homens de outras tribos no povo de Israel a herança delas será tirada da nossa tribo e dada à tribo dos homens com quem se casarem. Então, quando vier o ano do Jubileu sua terra será tirada da herança dos seus antepassados para sempre.

Novamente Moisés consulta ao SENHOR e volta trazendo a resposta:

— Assim diz o SENHOR: “O que a tribo dos filhos de José está dizendo é correto. As filhas de Zelofeade podem se casar com quem quiserem, desde que seja com seus primos por parte de pai. As terras da herança do povo de Israel não podem ser passadas de uma tribo para outra, vocês devem manter as terras da herança da tribo dentro da família. Toda filha que herdar terra, não importa a qual tribo pertença, precisará casar-se com um homem dentro do clã de sua tribo.”.

Ao ouvir a ordem do SENHOR as filhas de Zelofeade prometeram diante de toda congregação assim fazerem. Todo o Israel juntamente assentiu.

Héfer, o avô de Macla, tinha mais cinco irmãos: Jezer, Heleque, Asriel, Siquém e Semida. Macla, sendo a mais velha devia ser a primeira a se casar. Secretamente admirava dentre todos a um de seus primos. Esrom*, filho de Asriel, era um guerreiro valente de grande coração. Ele se sentiu orgulhoso pelas virtudes de todas suas primas, em especial Macla. Arrebatado de paixão foi o primeiro a fazer o pedido que foi facilmente aceito. O amor de ambos ia além da cumplicidade de um casal, eles amavam seu clã, sua terra e a Deus acima de tudo.

*Alguns teólogos fazem uma ligação entre as histórias escritas em I Crônicas 2:21-22 e Números 36. Eles acreditam que Hezrom da tribo de Judá desposou a Macla, embora a Bíblia não cite o nome da mulher maquirita desposada por ele e afirme que as filhas de Zelofeade se casaram com manassitas. 1 Timóteo 1:4

Confiram a sequência de histórias das filhas de Zelofeade clicando nos links abaixo:

Noa, a filha de Zelofeade (N° 2)

Hogla, a filha de Zelofeade (N° 3)

Milca, a filha de Zelofeade (Nº 4)

Tirza, a filha de Zelofeade (Nº 5)

Clique no link abaixo para ler ou baixar os 5 contos reunidos em PDF:

As Filhas de Zelofeade – PDF

Anúncios

7 comentários

  1. Perola Nogueira · janeiro 29, 2014

    Muito interessante seu post. Instiga o leitor a ir ate o fim. Quero te indicar um livro, quem sabe gostas?
    As Filhas de Jó – Gardenia Yud
    http://www.amazon.co.uk/As-Filhas-Jo-Gardenia-Yud/dp/1490800123

    Abraços.

    Curtir

    • Lis · janeiro 29, 2014

      Muito obrigada!!!
      Li a sinopse e gostei da sua indicação! Obrigada de novo!

      Curtir

  2. Perola Nogueira · fevereiro 2, 2014

    Que bom. Estarei seguindo seus contos.
    Perola

    Curtir

  3. Gabriella · fevereiro 3, 2016

    Encontrei seus contos e seu blog sem querer. E amei. Que inspiração linda, dada por Deus. Deus é um Deus LINDO e Ele nos criou para criar. Estou muito feliz de ter encontrado esses contos!

    Já leu Amor de Redenção? Da Francine Rivers? Um dos livros mais lindos que já li. Deus fala em cada palavra.
    http://www.buscape.com.br/amor-de-redencao-francine-rivers-8576860880

    Curtido por 1 pessoa

    • LisLand · fevereiro 3, 2016

      Olá, Gabriella!
      Que bom que gostou!!! Acho muito legal ter a Bíblia como inspiração para a literatura. Fiquei muito feliz com suas palavras de incentivo e elogio!
      Já li “Amor de Redenção” da Francine Rivers! O livro é incrível e impactante! Essa autora também escreveu “Bate-Seba – Mulheres na linhagem de Jesus” que estou ansiosa pra ler.
      Um beijo no coração!

      Curtir

  4. Gabriella · fevereiro 3, 2016

    Acho que deveria publicar!!! Eu compraria e os leria. Fica com Jesus!

    Curtido por 1 pessoa

    • LisLand · fevereiro 3, 2016

      Que legal! Hahaha! É uma boa ideia.
      Estou pensando em disponibilizar os cinco contos em pdf assim que escrever sobre Tirza! 😉
      Obrigada pela ideia, incentivo e comentário!!! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s